Itatibenses ainda podem participar do projeto gen-t do Brasil
Foto: Govesp
Imagina você conseguir identificar as etnias que compõem a população brasileira e ainda com poucas gotas de sangue ter hemograma completo para auxiliar em tratamentos médicos. O projeto gen-t do Brasil realiza, em parceria com a Prefeitura de Itatiba, exames de sangue gratuitos na população da Região Metropolitana de Campinas que irão proporcionar benefícios para saúde dos brasileiros. Os interessados podem agendar horário pelo site https://gen-t.science/agendamento/.
O paciente poderá realizar diversos exames laboratoriais sem qualquer custo, como hemograma completo, avaliação do colesterol e exames para diabetes, além de aferição da pressão arterial, mapeamento da frequência cardíaca e análise do Índice de Massa Corporal (IMC) e da circunferência abdominal. Esses exames oferecem uma avaliação geral da saúde dos participantes, e são tópicos importantes para identificar fatores de risco e detectar doenças. E o melhor: o resultado dos exames fica pronto em até 96 horas.
Parte do material coletado é direcionado para o projeto "gen-t do Brasil", que está mapeando o DNA de 200 mil brasileiros para construir o maior banco genético da América Latina. O objetivo é reunir informações sobre ancestralidades indígenas, africanas e europeias a fim de acelerar a medicina de precisão para melhorar a prevenção, o diagnóstico e a criação de tratamentos eficazes de doenças na população brasileira.