Itatibense vence torneios no Chile e está entre os trezentos melhores no Ranking Mundial
Foto: Arquivo Pessoal
O jovem itatibense Gianpiero Moretto Bello, de 17 anos, começa a fazer seu nome no Ranking Mundial do Beach Tennis, modalidade que teve um crescimento gigante, principalmente pós-pandemia e que é praticado em quase todos os continentes do mundo.
Incentivado pelos pais e familiares, o atleta sempre foi envolvido com esportes e encontrou, nessa modalidade, o melhor desempenho para desenvolver seu talento. Começou praticando nas quadras do Itatiba Esporte Clube esse esporte que se assemelha ao Tênis, contudo, disputado em quadra de areia, com raquetes específicas com torneios individuais, de duplas masculinas, femininas e mistas.
No mês passado, Gianpiero e o atleta Giovane Leão, rumaram ao Chile, na cidade de Cobquecura, onde disputaram o ITF Beach Tennis Word Tour. Na categoria BT10 a dupla encarou e venceu na decisão a dupla formada por Ivan Olichowski (Argentina) e Matias Sepulveda (Chile), por 6/7, 7/6 e 10/3.
Logo em seguida, os brasileiros disputaram também o torneio BT50 e, após várias vitórias, também chegou à decisão, novamente contra Ivan e Matias. Desta vez a vitória veio até de certa forma mais fácil com 2sets a 0, em duplo 6/4.
Além dos dois canecos, Gianpiero e Giovane voltaram ao Brasil com mais sessenta pontos no Ranking Mundial. Com isso, o jovem talento itatibense subiu no ranking e hoje ocupa a 312ª colocação.
Gianpiero aproveitou para agradecer seus patrocinadores e a todos os que o apoiaram nesta empreitada sendo Equipe Pinheirinho Beach Tennis, allforbeachtenis.br, Colunas Brasil, ARM Arquivos, RP Eventos, Sofisticado Designer, Master Razor Barber Shop, SB Silk e Sopaes.
De volta à Itatiba, Gianpiero conversou, com exclusividade, com a reportagem do JORNAL DE ITATIBA-Diário, contando sua história dentro da modalidade, experiência internacional e quais os rumos sua carreira irá seguir. Confira o bate-papo:
JI: Você sempre foi adepto à prática de esportes, como o Beach Tennis surgiu na sua vida?
GIANPIERO: O Beach Tennis surgiu logo após a pandemia. Meu pai nos levou brincar nas quadras do Itatiba Esporte Clube.
JI: Fale um pouco da sua carreira dentro da modalidade?
GIANPIERO: Comecei a fazer aula no Itatiba Esporte Clube com a professora Mariane Arruda e, logo após, ela me indicou para fazer aula com o Hugo Russo (9º colocado do mundo) na Academia One Beach Tennis, para que eu pudesse evoluir dentro da modalidade. Em janeiro de 2022 passei a fazer treinamento na Arena Vinhedo através do convite da Ana Paula Credido, jogando na categoria B. Na própria Arena conheci o professor Matheus Bueno e passei a treinar com ele no Paineiras e também no CT Lucas Sousa. Nesse momento já estava jogando na categoria A. Já em Outubro de 2022 o Claudinho Beani, proprietário da Academia Pinheirinho Beach Tennis, começou a conversar com a minha família para que eu pudesse fazer parte do treinamento profissional da Equipe Pinheirinho onde eu estou até agora.
JI: Seus pais (Daniela e Belinho) sempre foram envolvidos com esportes, isso te influenciou na opção da prática esportiva? De que forma isso contribuiu pra você?
GIANPIERO: Sim! Meus pais me influenciaram muito. Tenho meu pai e meu avô Gianfranco (Moretto) como referência no esporte sempre me incentivam e me acompanham em tudo o que faço.
JI: Fale um pouco sobre o Beach Tennis já que nem todos tem conhecimento dessa modalidade:
GIANPIERO: O Beach Tennis é um esporte encantador e viciante, jogado em quadra de areia, com raquetes próprias para o esporte. Pode ser jogado em dupla masculina, feminina e mista e individual tanto nas categorias amadoras e profissional.
JI: Recentemente você esteve no Chile disputando uma importante competição. O que foi? Quais foram os resultados conquistados lá?
GIANPIERO: No Chile joguei dois torneios Mundiais (ITF), BT10 e BT50. Nesses dois torneios conquistei título de campeão voltando para o Brasil com mais 60 pontos no ranking Mundial.
JI: Quando vocês perceberam que, apesar das dificuldades, daria sim para conquistar esses títulos?
GIANPIERO: Desde o primeiro jogo eu e meu parceiro, Giovani Leão, entramos muito focados e determinados, sabíamos da dificuldade do torneio, mas, dentre tudo conseguimos nos adaptar ao clima, as adversidades e, com bastante união e parceria, saímos campeões.
JI: O que você absorveu dessa experiência internacional e o que ela pode te beneficiar daqui para frente dentro da modalidade?
GIANPIERO: Foi uma experiência incrível e indescritível e ganhei muita confiança para dar continuidade na minha carreira.
JI: Hoje você está entre os trezentos melhores jogadores no Ranking Mundial e ainda é bem jovem. Como você lida com isso e até onde espera chegar?
GIANPIERO: Estou muito feliz com essa posição no ranking. Espero evoluir ainda mais e meu sonho é chegar no top 10 do Ranking Mundial. Sei que o caminho é longo e difícil, mas, com muita humildade, determinação e treinamento vou em busca dos meus sonhos.
JI: Você tem planos para disputar mais competições internacionais? Para este ano, você já tem em mente quais competições irá disputar?
GIANPIERO: Sim, no meu planejamento quero disputar mais torneios internacionais. Espero disputar os torneios ITF (torneio profissional mundial), também na minha categoria (Juvenil Sub-18) e alguns torneios abertos.
JI: Hoje você já é uma realidade dentro da modalidade. Qual a dica que você daria para jovens e adultos que estão começando a trilhar no Beach Tennis?
GIANPIERO: Se dediquem treinando muito, tanto na parte tática, técnica, física e emocional sempre focados e determinados. Com objetivos claros onde querem chegar.