Itatibense com suspeita de coronavírus não ‘circulou’ pelo município, afirma prefeito
Ele esclareceu, ainda, que ela não teve contato com nenhuma pessoa do município
Da Redação
O prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, em coletiva de imprensa na tarde de ontem, 3, informou que, “hoje, nós recebemos uma notificação de um caso suspeito de coronavírus – é importante mencionar que esta pessoa já fez o exame, que deu positivo para H1N1. Ela fez uma viagem para a Europa, foi para Inglaterra e para a França, ela não esteve no epicentro (China e Itália)”.
Douglas esclareceu, ainda, que, “a jovem de 27 anos, residente em Itatiba, foi diagnosticada em Barão Geraldo – Campinas, e desde o dia 1º ela se encontra em isolamento domiciliar. Ela não fez nenhum deslocamento dentro do município”. “É importante destacar que ela foi diagnosticada com H1N1, então, a possibilidade de a paciente ter dois tipos de gripe é muito remota. O exame com o resultado definitivo será feito amanhã, 5”.
Melhora
O secretário de Saúde, Fabio Nani, e o secretário adjunto, Carlos Lemes, também estiveram presentes na coletiva. Nani ressaltou que, “o que é muito importante colocar em relação à saúde da paciente é que ela já foi diagnosticada com H1N1 e foi entrado com o Tamiflu, que é a medicação utilizada nesses casos”. “Já na primeira dose, a paciente já começou a apresentar melhora nos sintomas e está sendo acompanhada diariamente pela nossa Vigilância em Saúde”.
Decreto
Ainda, durante a coletiva de imprensa, o prefeito informou sobre o Decreto nº 7.348, que, “obriga estabelecimentos comerciais que prestam serviço à população, e outros similares, a disponibilizar equipamentos com álcool etílico hidratado 70% em suas dependências, na forma e condições que especifica”.
O prazo para adequação e cumprimento ao decreto será de trinta dias, ficando os estabelecimentos sujeitos a notificação em caso de reincidência, via Imprensa Oficial.