Itatiba teve Dia D de combate à dengue nesta sexta-feira
Foto: Divulgação PMI
Durante esta sexta-feira, a Saúde de Itatiba visitou cerca de 4.000 casas em ação especial realizada junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) no combate à dengue no chamado Dia D – Brasil unido contra a dengue.
Alinhada ao chamado do Ministério da Saúde, a cidade teve ação maciça das equipes dos postos, tanto visitando residências quanto dando palestras em escolas públicas e particulares, orientando a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. A mobilização nacional prevê reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema ‘10 minutos contra a dengue’.
Escola e posto de saúde
Neste sábado, a nebulização no Jardim das Nações se concentrará em quatro pontos: nos CEMEI’s Lázara Moreira da Silva Bertoni e Juriti e na EMEB Profa. Guiomar A. Ciarbello, além do posto de saúde PSF Nações "Julio Romanin", no período da manhã.
Centro de Contingência
O Centro de Contingência da dengue aberto pela Prefeitura de Itatiba atendeu 111 casos suspeitos de dengue entre terça e quinta-feira. Instalado no ACE (Ambulatório Central de Especialidades) – SUS, no Jardim De Lucca, o Centro voltará a funcionar na próxima segunda até quinta-feira, sempre a partir das 16h30 até 20h.
O objetivo da ação, liderada pela Secretaria de Saúde, é dar mais rapidez no atendimento de casos suspeitos de dengue, com médicos e profissionais de enfermagem, que atendem especificamente pessoas com sintomas de dengue.
Os principais são febre alta (acima de 38°C), dor de cabeça, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, falta de apetite, náuseas, manchas vermelhas no corpo e mal-estar geral. Ao sentir esses sintomas, procure atendimento médico. Não faça uso de medicamentos sem conhecimento.