Itatiba terá série de atividades para celebrar o 29 de Abril
Domingo tem evento Ancestralidade - a Raiz de Tudo e na segunda-feira a abertura de exposição no Museu Municipal
Foto: Divulgação
Neste domingo (28/04), Itatiba começa a celebrar o 29 de Abril - data histórica no município, que é até nome de avenida, que marca a libertação dos escravos antes da assinatura da Lei Áurea em 13 de maio. Com apoio da Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria Cultura e Turismo, será realizado o evento Ancestralidade - a Raiz de Tudo, a partir das 10h, no Clube 7 de Setembro, localizado à Rua Piza e Almeida - 02, no Centro.
A iniciativa é do Projeto CAENF- Coletivo Campo dos Sonhos e demais Movimentos da Cidade, como o Conselho de igualdade Racial de Itatiba, a convite do Clube.Trata-se de um encontro de Celebração do Povo Preto, premiando, simbolicamente, as principais pessoas e/ou movimento e coletivos, assim como ações de parceria e apoio.
Na ocasião serão entregues o Troféu Ancestralidade e Representatividade e o Troféu Pito Aceso, em referência ao monumento de mesmo nome em frente ao Mercado Municipal, que homenageia os libertos que moravam na região e costumavam se reunir para fumar cachimbo.
O evento terá diversas apresentações culturais, como dos artistas Karen Zachar’s (que se apresentou na 19ª Festa do Caqui & Cia. realizada neste mês no Parque Luís Latorre), Amigos do Axé. Projeto Beleza Negra, Quintal da Má Preta, Luciana Henrique e Ana Paula da Silva, DJ Rogério, NQV- Nos quintais da vida (samba e pagode) e do Bloco Afro Percussivo Batuquedum de São Paulo. Também haverá exposição no local: Brasis, de Damaris Antunes; Intenso e Olhares de ver de Luciana Henrique.
Exposição no Museu
Já no próprio dia 29 de abril, na segunda-feira, será aberta a exposição intitulada Ói nóis aqui - Na escola, no trabalho, na praça, em todos os lugares. ói nóis aqui na história de Itatiba. Será às 19h30, no Museu Histórico Municipal Padre Francisco de Paula Lima, na Praça da Bandeira.
Esta exposição, organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo, resgata a presença de homens, mulheres e crianças negras em seu cotidiano - escola, trabalho, igreja, esporte e outras - nas antigas fotografias de Itatiba que foram cedidas pela Foto Parodi. São cenas cotidianas vividas na cidade desde o final do século XIX e até as décadas de 1950 e 1960. O evento contará com uma Roda de Capoeira. Os eventos têm apoio de Supermercados Covabra, Câmara Municipal de Itatiba e Prefeitura de Itatiba.