Itatiba terá representante na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica
A reunião foi acompanhada pela secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon, professores atuais de Davi, seus familiares e também antigos professores
Foto: Renato Jr./PMI
Da Redação
Davi de Lima Coutinho dos Santos, estudante de Itatiba de 16 anos, é um dos cinco jovens brasileiros que vão representar o país na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), com início em outubro no Panamá.
O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira recebeu o jovem, que estudou durante todo o Ensino Básico na Emeb Philomena Salvia Zupardo. “É um orgulho para nossa cidade contar com um jovem concorrendo a esta renomada olimpíada do conhecimento. Valorizamos sua trajetória no ensino público municipal. Itatiba está bem representada com Davi em busca desta medalha para o Brasil”, celebrou o prefeito Thomás.
A reunião foi acompanhada pela secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon, professores atuais de Davi, seus familiares e também antigos professores. Davi foi um dos premiados do concurso do Rotary Club local, intitulado Melhor Estudante da Escola Pública de Itatiba-2020, que lhe rendeu bolsa para o Colégio Anglo Itatiba, onde cursa o 2° ano do Ensino Médio.
Destaque nos estudos
Os pais, a professora Priscila de Lima Coutinho dos Santos e o pintor Washington Luis Vicente dos Santos, incentivam os estudos em todos os filhos. Os irmãos de Davi - Tiago (13 anos), Lucas (11) e Rafael (8), também estudam no ensino público. Tiago, inclusive, também vem se destacando - ganhou medalha da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), seguindo o exemplo do irmão mais velho.
Outras atividades extracurriculares oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Itatiba também são aliadas dos estudos nesta família. Os quatro irmãos estudam violino no Conservatório Municipal Profa. Alba Panzarin Degani, já fizeram natação pela Prefeitura - dois ainda mantêm as aulas, e um deles faz karatê no Polo Esportivo.
"Todos os meus filhos estudam em escola pública - exceto o Davi que ganhou a bolsa no Anglo. O ensino público em Itatiba é de boa qualidade e a rede tem diversos projetos, aulas de reforço para alunos que necessitam, sala de recursos para alunos de inclusão. A Prefeitura oferece vários cursos, esporte, curso no Planetário e meus filhos já participaram de vários - e participam ainda", contou Priscila.
O jovem itatibense, que soma diversas medalhas e certificados de olimpíadas do conhecimento, tem uma rotina que envolve o estudo regular na escola e em casa, aula de violino e de inglês uma vez por semana e ainda dá aula particular online nas disciplinas de Física, Química e Matemática, para reforço. Segundo a mãe, este empenho é para a compra de livros de Física para estudar com foco nas Olimpíadas Internacional de Física em Tóquio.
Boa expectativa
Este torneio latino-americano acontecerá entre 25 de outubro e 7 de novembro no Panamá. Além de Davi, os outros quatro brasileiros na OLAA 2022 são: Gabriel Consentino Botrel Chalfun (Lavras/MG) - Instituto Presbiteriano Gammon, Hugo Fares Menhem (São Paulo/SP) - Colégio Dante Alighieri, Mariana Naves Tana (Machado/MG) - Instituto Federal de Educação do Sul de Minas e Murilo Martins Trevisan (Valinhos/SP) - Etapa Educacional.
Os jovens participaram de um processo de mais de um ano desde a realização da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em 2021. Depois de selecionados, passaram por uma bateria de provas e treinamentos para poderem, então, estar entre os nomes escolhidos.
A esperança para um bom resultado nessas competições é alta, já que o Brasil é o maior medalhista latino-americano nas competições internacionais de astronomia e ciências afins e, em 2021 ganhou pela primeira vez a medalha de ouro na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.