Itatiba terá linha de crédito para financiamento de obras e infraestrutura urbana
Os prefeitos de Itatiba e Morungaba no lançamento do Programa Desenvolve Municípios
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Rodrigo Marques
Da Redação
Itatiba é uma das cidades que integra o programa Desenvolve Municípios, nova iniciativa estadual que permitirá às cidades contempladas, investirem em obras de infraestrutura. O anúncio foi feito na última segunda, dia 30, durante o lançamento do programa no Palácio dos Bandeirantes, com o governador João Doria.
O prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira esteve no lançamento e comentou onde os novos recursos deverão ser investidos. “Com certeza vamos investir em asfalto. As pavimentações de bairros precisam de melhorias, é o nosso principal objetivo”. Thomás também declarou que não foi informado sobre o valor, mas que os projetos de obras começarão a serem enviados em setembro para análise da Secretaria de Desenvolvimento Regional estadual, que realizará a análise de crédito e recebimento da documentação. Aprovado, o recurso será repassado para obra.
Morungaba
O prefeito da Estância Climática Marquinho de Oliveira também participou do lançamento do Programa Desenvolve Municípios.
“Essas ações do governo são fundamentais para que possamos continuar investindo na melhoria da infraestrutura, mobilidade urbana, segurança pública e diversas outras áreas que possibilitem uma qualidade de vida melhor a toda a nossa população”, comenta o prefeito Marquinho.
Sobre o programa
O programa Desenvolve Municípios é uma parceria entre as secretarias da Fazenda e Planejamento e de Desenvolvimento Regional com o Banco Desenvolve SP para fomentar ações de crescimento econômico no Estado.
O programa vai garantir que as prefeituras tenham acesso a crédito com custo efetivo subsidiado, estimulando a retomada econômica e, ao mesmo tempo, melhorando a qualidade de vida da população. Por meio do programa que oferecerá condições especiais de juros e prazos, as cidades poderão financiar serviços de pavimentação, recapeamento e iluminação pública, sem prejudicar as finanças locais. As condições incluem oito anos de prazo, com 2 anos de carência e juros de Selic + 3% ao ano. Com a equalização realizada pelo Governo do Estado, as prefeituras terão acesso a uma linha com os melhores juros do mercado.