Itatiba será uma das cidades contempladas por nova unidade do Poupatempo
Na foto: Cerimônia realizada na última segunda; as cidades de Itatiba, Mogi Mirim, Mococa e Valinhos serão contempladas com a nova unidade do Poupatempo
Foto: Agência Brasil
Da Redação
O Governo de São Paulo realizou na última segunda-feira, dia 24, uma cerimônia virtual para anunciar a ampliação do programa Poupatempo para mais de 20 cidades do Estado, entre elas, Itatiba. Além disso, mais três municípios da região de Campinas irão receber a nova unidade: Mogi Mirim, Mococa e Valinhos.
As novas unidades fazem parte do plano de expansão, anunciado em agosto do ano passado pelo governo paulista, que prevê a incorporação dos serviços do Detran-SP ao atendimento do Poupatempo. Com a interação, as Ciretrans serão transformadas em Poupatempo, permitindo que o cidadão seja atendido no mesmo local. Na região de Campinas, a estimativa é contemplar mais de 400 mil cidadãos e juntas, as quatro unidades realizarão mais de mil atendimentos por dia.
“Como os atendimentos serão realizados no mesmo local por diversos órgãos, o cidadão ganhará comodidade e autonomia, sem perder o padrão de qualidade, marca registrada do programa”, explicou o presidente da Prodesp (empresa de tecnologia do Governo de São Paulo), André Arruda.
Balcão Único
Por meio do sistema Balcão Único, com atendentes multitarefa, o novo formato promete mais eficiência e agilidade. O modelo já foi testado e aprovado em outros municípios como Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto, escolhidas para o projeto piloto.
Até o momento, sete unidades do Ciretran já se transformaram em Poupatempo: Franco da Rocha, Hortolândia, Piquete, Santa Bárbara D’Oeste, Serra Negra, Sumaré e Alesp. Pelo convênio firmado entre o Governo de São Paulo e as prefeituras, cabe aos municípios as indicações dos locais, custos e adequações nas infraestruturas dos imóveis.
Serviços on-line
Com o início da pandemia, o programa acelerou o processo de digitalização dos serviços digitais. Atualmente, são 137 opções no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), no aplicativo do Poupatempo Digital e pelos totens de autoatendimento. Até o fim deste ano, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e mais de 240 em 2022.
“Essa parceria nos permite oferecer os principais serviços públicos em espaços mais modernos, compactos e com foco no digital, e ainda a inclusão de atendimentos dos municípios nos canais eletrônicos. (...) a ideia é que cada cidadão tenha um Poupatempo na palma da mão”, afirma o diretor da Prodesp, Murilo Macedo.
Outras unidades
Além dos municípios da região de Campinas, o Poupatempo também abrirá novas unidades em: Caçapava, Capão Bonito, Ibitinga, Jaboticabal, Taquaritinga, Votorantim, Cubatão, Itanhaém, São Sebastião, Arujá, Frraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Jandira, Ribeirão Pires e Santana da Parnaíba.