Itatiba retorna à fase vermelha do Plano São Paulo
Com o comércio impossibilitado de abrir, o centro da cidade registrou pouco movimento na tarde de ontem
Foto: JI/Lucas Selvati
Da Redação
Publicado na imprensa oficial no último sábado, 13, o Plano de Flexibilização Responsável (PFR) da Prefeitura de Itatiba alterou a capacidade máxima dos supermercados que possuem mais de mil metros quadrados (m²), passando de uma pessoa a cada 10 m² para uma pessoa a cada 15 m². Os mesmos também foram autorizados a funcionar 24 horas para evitar aglomerações.
O PFR retornou à fase I, no qual permite apenas o funcionamento de atividades autorizadas pelo Plano São Paulo que constam na fase vermelha. Com isso, só serão permitidas atividades consideradas essenciais, como mercados e farmácias. O comércio deverá permanecer fechado, atendendo por meio de delivery ou retirada no local. A medida se deve ao aumento de 34% dos casos de coronavírus em dez dias.
Ainda, segundo a Prefeitura de Itatiba, a fiscalização será intensificada quanto ao uso de máscaras e aglomerações. Denúncias podem ser feitas pelo Whatsapp 94716-1728 ou através do 153, da Guarda Municipal.
Nesta quinta-feira, 18, o PRF será reavaliado pela municipalidade. Mais informações no www.itatiba.sp.gov.br/pfr/.
Boletim epidemiológico
Com as atualizações do boletim epidemiológico no último final de semana, Itatiba registrou até o último domingo, 14, 95 casos ativos de coronavírus. Destes, 89 cumprem isolamento domiciliar, dois estão internados na UTI da Santa Casa e quatro na enfermaria. São sete óbitos confirmados e dois estão sendo investigados. Os dados podem sofrer alterações.