Itatiba registra menor temperatura do ano; frio intenso permanece até domingo
Segundo previsão dos meteorologistas, o frio deve permanecer até domingo, com a situação melhorando a partir de segunda-feira
Foto: Lucas Selvati
Da Redação
Itatiba registrou na madrugada de ontem a menor temperatura do ano: 1,3ºC, segundo informações da Defesa Civil do município. Anteriormente, a menor temperatura havia sido 1,9ºC, ocorrida entre os últimos dias 30 e 1º. Segundo previsão dos meteorologistas, o frio deve permanecer até domingo, com a situação melhorando a partir de segunda-feira.
A Defesa Civil de Itatiba afirma que o momento exige cuidados com alguns públicos específicos, como idosos, crianças pequenas e animais de estimação. “No caso dos animais, os menores devem ser colocados para dentro de casa neste período ou é importante que se dê uma casinha para eles”, explica a coordenadora da Defesa Civil de Itatiba, Leila Cavallaro.
Por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, a Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema) está como uma campanha para arrecadar cobertores, tecido, papelão, casinha e ração, que serão destinados a animais que têm acolhimento provisório. As doações podem ser feitas na sede da Cobema, sito à Avenida José Boava, 1.350 - Bairro da Ponte; e na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, que fica na Avenida Luciano Consoline, 600 - sede da Prefeitura.
Abrigo Operação Inverno
Na noite da última quarta-feira, a Prefeitura de Itatiba iniciou o atendimento no Abrigo Operação Inverno, local onde os moradores em situação de rua contam com cama, cobertor, alimentação e higiene para passarem a noite. Somente na quarta-feira, oito pessoas foram encaminhadas ao local. O prefeito Thomás Capeletto acompanhou a abordagem aos moradores de rua, que foi feita por equipes da Ação Social, Defesa Civil e Guarda Municipal.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno, estão previstas rondas diárias nas ruas – inclusive no final de semana – em busca de pessoas que aceitem ser levadas ao abrigo para pernoite, caso as temperaturas sigam baixas.
Os moradores em situação de rua podem, inclusive, levar os seus animais de estimação ao abrigo para passarem a noite. “Essa é uma forma de não separá-los e não causar obstáculos à adesão da ação”, explica a Prefeitura.