Itatiba registra cinco casos de dengue em 2021
Mesmo com os cuidados relacionados à covid-19, a população não deve esquecer dos cuidados para evitar criadouros do Aedes aegypti
Foto: Lucas Selvati / Arquivo JI
Da Redação
Itatiba registrou cinco casos de dengue neste ano segundo o que foi calculado até o último dia 24. Destes, três foram importados de Campinas, Lençóis Paulista e Monte Mor; e dois autóctones. Os casos foram registrados, em sua maioria, três deles, em abril. Fevereiro e março tiveram um caso cada. As idades dos infectados variam de dez a 51 anos; e os bairros que registraram casos foram: Loteamento Caminhos do Sol, Vivendas do Engenho d’ Água, Vila Cassaro, Parque Tescarollo e Parque da Fazenda.
Morungaba
Até o dia 23 de abril a Estância havia registrado apenas um caso de dengue no município. A Vigilância Sanitária, no entanto, tem realizado campanhas nas redes sociais da prefeitura durante o ano inteiro, principalmente no período de chuvas.
Levantamento
Segundo um levantamento realizado pela Prefeitura de Itatiba, nos últimos 20 anos, desde 2001, 2015 foi o ano que mais apresentou casos, foram no total 191 infectados; seguido por 2019, com 154 e 2016 com 93.
Números no Brasil
Em 2021, segundo o Ministério da Saúde, foram registrados 103.595 casos e oito mortes por dengue no País no primeiro trimestre, além de mais de 100 mil casos suspeitos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma diminuição de aproximadamente 77% nos casos.
É essencial lembrar que mesmo com a pandemia do coronavírus os cuidados com a dengue como não deixar água parada em possíveis criadouros, deve continuar, mesmo com a chegada de estações mais frias como o outono e o inverno. Segundo o Ministério da Saúde mais de 80% dos criadouros são encontrados em residências.