Itatiba recebe mais de 1,8 mil doses da vacina Pfizer Pediátrica contra covid
Esta vacina será destinada para dose adicional - aplicada após ter completado quatro meses da segunda dose
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Saúde, dará início hoje, dia 7, à vacinação contra a covid-19 para crianças de cinco a 11 anos. Depois de um período de falta de entregas pelo Ministério da Saúde, Itatiba voltou a ser abastecida com doses da Pfizer Pediátrica.
O município recebeu 1.870 doses anti-covid e as estará disponibilizando nesta semana em todas as unidades de Saúde, das 8h às 16h. Recomenda-se, para maior comodidade, que os pais procurem a unidade mais próxima de casa.
Esta vacina será destinada para dose adicional - aplicada após ter completado quatro meses da segunda dose. “A dose adicional para esta faixa etária precisa obrigatoriamente ser com a Pfizer Pediátrica”, alertou Débora Diniz, coordenadora de Vacinação de Itatiba.
Outra novidade é a ampliação da faixa etária do público para receber a Pfizer Baby, para bebês a partir dos seis meses. Antes disponível até os dois anos, agora será aplicada em crianças de até quatro anos. “O esquema da Pfizer Baby é de três doses”, diz Débora. Diferente das demais, a Pfizer Baby é aplicada exclusivamente no Centro de Atenção à Criança (CAC), que fica na Rua Quintino Bocaiúva - 404, Centro.
Vacinação da Família
Para os que não conseguem comparecer durante a semana, será realizado no último sábado do mês, dia 25, a segunda edição do Vacinação da Família 2023. Neste dia, o CAC, ficará aberto das 8h às 12h para atualização da carteirinha de vacinação de nenéns, crianças, jovens, adultos e maiores de 60 anos.
Na ocasião, serão aplicadas vacinas de rotina liberadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), incluindo o imunizante da meningite C com idade ampliada para jovens de 15 a 19 anos.
Atualmente, a vacina anti-Covid pode ser aplicada até a quarta dose - ou a terceira de reforço. A quinta dose segue disponível apenas para imunossuprimidos (com comprovação) com 18 anos ou mais.