Itatiba realiza Plantio Global 2025 com 100 mudas de árvores na Barragem Seca

Foto: Divulgação
Neste domingo (16), a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Itatiba promoverá a edição 2025 do Plantio Global. O evento, que começa às 9h, será realizado na região da Barragem Seca, próxima ao Parque Luís Latorre, e contará com o plantio de cerca de 100 mudas de árvores variadas.
O Plantio Global é uma iniciativa mundial que congrega diferentes grupos para realizar plantios simultâneos em diversas localidades. Em Itatiba, a ação também celebrará antecipadamente o Dia Mundial da Água e o Dia Municipal do Ribeirão Jacaré, ambos comemorados em 22 de março.
Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Hermínio Geromel Junior, o evento representa um compromisso com a sustentabilidade. “É gratificante realizar uma ação deste tamanho. Itatiba faz parte de uma iniciativa global, onde cidades do mundo inteiro estão em sincronia pela preservação ambiental. Não realizaremos apenas o plantio de árvores, mas sim o plantio de um futuro melhor e mais sustentável”, destacou.
Participação da comunidade
O evento é aberto ao público e convida toda a população a participar. A atividade é voluntária e colaborativa, e recomenda-se que os participantes levem água, boné, protetor solar e repelente. Entre as espécies nativas que serão plantadas, estão ipês, sibipirunas, jabuticabeiras, ingás e manacás-da-serra, bem como mudas voltadas ao reflorestamento.
A iniciativa conta com a parceria do Fundo Social de Solidariedade (FSS) - Programa EcoAção, Grupo Lixo no Chão em Itatiba Não, Grupo Mulheres do Brasil – Itatiba, Movimento Nacional ODS - Núcleo Itatiba, Grupo Os Desbravadores, Rotary Club de Itatiba e Tiro de Guerra (TG) 02-070. Além disso, a ação contribui para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Preservação da Mata Ciliar
O plantio ocorrerá na Mata Ciliar do Ribeirão Jacaré, área essencial para a proteção das margens do rio, prevenindo erosões, inundações e desmoronamentos. O local passará por preparação prévia com a abertura dos berços (buracos para plantio) e, após o evento, as mudas receberão acompanhamento com regas e manutenção periódica.
O projeto também adota um conceito eco paisagístico, com espaçamento adequado para manutenção e limpeza, garantindo que o reflorestamento aconteça de forma eficiente e sustentável.