Itatiba promove ações de mobilização pelo fim da violência contra as mulheres
A campanha anual foi criada em 1991 e dura 16 dias; atualmente, mais de 50 países aderem à mobilização anual
Foto: Divulgação
Com o tema “Una-se pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas”, a Campanha “21 Dias de Ativismo”, da Organização das Nações Unidas (ONU), começou no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, e se encerrou no último domingo, 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A campanha anual foi criada em 1991 e dura 16 dias. Atualmente, mais de 50 países aderem à mobilização anual. No Brasil, a iniciativa, realizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, contou com diversas caminhadas durante todo o fim de semana mobilizando muita gente no Brasil e no exterior.
Em Itatiba
Durante o período dos 21 dias, iniciado em 20 de novembro, em Itatiba foi realizada uma extensa programação, reafirmando o compromisso do município através da Lei 5.424, de autoria da vereadora Leila Bedani, que institui no calendário oficial as ações afirmativas, de cunho educacional, cultural e preventivo e que tem como objetivo alertar sobre o tema, promovendo a repressão à violência e o respeito à vida, à dignidade, à igualdade de gênero e à cidadania.
Neste ano foram promovidas ações entre a Prefeitura de Itatiba, através de suas Secretarias, do Fundo Social de Solidariedade e da Casa Rosa da Mulher, da Câmara Municipal de Itatiba, Grupo Mulheres do Brasil, Grupo Entre Rosas, Virada Feminina e Movimento ODS.
A agenda teve grande aceitação junto ao público que também percebe a importância campanha. Contemplou oficinas e ações de prevenção, denúncia e apoio a vítimas com foco em temas como violência doméstica, assédio sexual, tráfico de mulheres, feminicídio, entre outros.
A campanha buscou orientar as mulheres sobre seus direitos e divulgar a rede de enfrentamento disponível no município para denúncia e combate à violência apresentando números de telefones de emergências, informações sobre centros de apoio e órgãos responsáveis pela proteção das vítimas. As discussões também enfatizaram a importância da participação dos homens nessa luta, confirmando que a violência contra mulheres e meninas é um problema que deve ser combatido pela sociedade como um todo.
Programação
O período compreendeu a seguinte programação durante os 21 dias : 22 de novembro: lançamento da Campanha 21 Dias na Câmara Municipal e iluminação laranja do prédio; 23 de novembro: Workshop Empoderamento Feminino – Organização Financeira ; 25 de novembro: Virada Feminina na Câmara Municipal de São Paulo; 30 de novembro: Oficina ABIHPEC, para pacientes oncológicas; 2 de dezembro: Inspire – Apresentação dos Trabalhos da Casa Rosa da Mulher; 6 de dezembro: Curso Formação Patrulha Maria da Penha – Ministério Público do Estado de SP; 7 de dezembro: Blitz Laço Branco em faróis próximo à Casa Rosa Da Mulher – Mobilização dos Homens pelo fim da violência; 9 de dezembro: Conhecendo o Caminhão ODS - no Parque Luís Latorre com Oficina de absorventes sustentáveis; 10 de dezembro: Encerramento da campanha - Caminhada com o Grupo Mulheres do Brasil na Av. Paulista, em São Paulo.