Itatiba pode ter mais um óbito suspeito de Covid-19
A todos que puderem, permanece o conselho de ficarem em casa sempre que possível, só saindo em caso de necessidade
A Secretaria Municipal de Saúde informa que nesta terça (02) não foram adicionados casos positivos ao quadro de acompanhamento. Quatro testes foram realizados pela Prefeitura, todos com resultado Negativo. Santa Casa e UPA também realizam testes rápidos diariamente, reportando à Vigilância Sanitária quando há resultados conclusivos positivos.
COLETAS
Mas, duas coletas foram realizadas para análise do Instituto Adolfo Lutz: um homem e uma mulher, de 39 e 54 anos. Um paciente está em sua residência, com sintomas leves, outro está internado na UTI da Santa Casa.
ÓBITO SUSPEITO
A Vigilância Sanitária Municipal (VISA) recebeu ontem a notícia de que um homem de 78 anos faleceu durante sua internação no Hospital Albert Sabin, em Atibaia. Este é um caso totalmente novo, não informado ao município anteriormente. De acordo com o hospital, o exame PCR teria apresentado resultado positivo e ele seria morador do condomínio Ville de Chamonix. Amanhã a VISA buscará confirmar todas as informações, passando o caso a figurar hoje no quadro, já como óbito suspeito.
INTERNAÇÕES
Um paciente positivo teve alta da UTI e segue se recuperando na Enfermaria da Santa Casa. Outro paciente, que aguarda resultado do Instituto Adolfo Lutz, teve alta hospitalar e prosseguirá a quarentena em sua residência.
LEITOS UTI
Conforme informado, a Prefeitura deu início às tratativas para contratar até 10 novos leitos de UTI junto à Santa Casa nos próximos dias. Com cinco itatibenses e três morungabenses no tratamento intensivo, temos 08 pacientes positivos ou suspeitos com covid-19 na UTI da Santa Casa de Itatiba. De 26 leitos com respiradores já instalados, 17 estão em uso e 09 estão ociosos (02 na UTI de covid-19, 03 na UTI comum e 04 no tratamento intensivo de emergência, perfazendo 65,4% de uso).
ALERTA E PREVENÇÃO
A taxa de ocupação deixa o município em alerta e aciona o protocolo de contratação e instalação de novos leitos. Análises seguem sendo feitas pelo Comitê Técnico diariamente, inclusive para determinar se a Flexibilização Responsável continua, regride ou estaciona, sempre com critérios e muita responsabilidade.
A todos que puderem, permanece o conselho de ficarem em casa sempre que possível, só saindo em caso de necessidade.