Itatiba participará pela 1ª vez da Virada Inclusiva
Foto: Divulgação PMI
Mais uma ação inédita da Prefeitura de Itatiba: neste ano promoverá – com iniciativas próprias e parceiros - ações especiais para a Virada Inclusiva, programa da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) que, desde 2010, incentiva participação de pessoas com e sem deficiência, juntas, em ações inclusivas.
Neste ano, a Virada Inclusiva começa na próxima segunda-feira (02/12) com o tema “Superamos barreiras, protagonizamos mudanças!”. Segundo a servidora municipal Giancarla Giovanelli, presidente do Condef (Conselho Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência e Necessidades Especiais), o objetivo é oferecer uma programação diversa e acessível, junto à sociedade civil, associações e poder público, na busca de uma comunidade inclusiva para todos. Confira abaixo o que Itatiba preparou para participar pela primeira vez da Virada Inclusiva.
Durante a semana
Itatiba participará com várias ações, a começar na segunda-feira (02), seguindo durante toda a semana, com atividades temáticas e adaptadas para os alunos das escolas municipais, através da Secretaria de Educação.
Na terça (03), com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, haverá apresentação do Grupo Mente & Corpos composto por pessoas com deficiência no elenco para teatro, música e dança artística. O espetáculo A Vida em Flores será às 19h30, na Praça da Bandeira, em frente à Basílica de N.Sra. do Belém.
Outro evento será na noite de quinta (05), às 19h, junto com o acendimento de luzes no Parque Ferraz Costa, uma ação inédita do Natal Iluminado 2024. Será o lançamento do gibi informativo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma iniciativa da Associação Outro Olhar, de apoio aos autistas, junto à Prefeitura de Itatiba, também via Cultura e Turismo.
Sábado paraolímpico
Por fim, a Virada Inclusiva será concluída com chave de ouro: a segunda etapa do Festival Paralímpico Loterias da Caixa 2024. Será no sábado (07), às 8h30, no Ginásio Municipal de Esportes José Boava, no Parque Ferraz Costa. Aqui o grupo artístico Mente & Corpos também fará uma participação na abertura, antes do início das modalidades estabelecidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB): goalball, rugby em cadeira de rodas, tênis de campo.
Este é o quarto ano consecutivo do evento no município, organizado pelo Departamento de Esportes Adaptados da Secretaria de Esportes local. O principal objetivo é promover a inclusão e a prática esportiva entre pessoas sem e com deficiência (PcDs), seja física, visual ou intelectual.
O Festival Paralímpico é uma realização do Comitê Paralímpico com patrocínio das Loterias Caixa/Governo Federal. Em 21/09, data que celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22), foi realizada a primeira etapa com futebol de cinco, tiro esportivo e vôlei sentado, reunindo cerca de 120 participantes, além de familiares, profissionais, voluntários e público em geral acompanhando as dinâmicas esportivas, também realizadas dentro do Ginásio José Boava e entorno do parque.