Itatiba: Mais de 4 mil pessoas já foram imunizadas com dose da vacina bivalente
A vacinação teve início no dia 28 de fevereiro
Foto: Mari Carla Giro/PMI
Da Redação
Segundo informações da Prefeitura de Itatiba, 4.217 pessoas já receberam a dose da vacina bivalente contra covid-19 no município. A vacinação teve início no dia 28 de fevereiro.
Deste número, foram imunizadas 101 pessoas com 90 anos ou mais; 584 na faixa de 80 a 89 anos; 1.593 na faixa de 70 a 79 anos; 1.481 na faixa de 60 a 69 anos (para esse público, a vacinação começou no dia 7 de março); e 458 imunocomprometidos ou profissionais da Saúde.
Em Morungaba, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, foram vacinadas 248 pessoas com a vacina bivalente.
Gestantes e puérperas
Ontem, dia 14, teve início a vacinação da quinta dose para gestantes e puérperas em todos os postos de saúde de Itatiba. A expectativa da Secretaria de Saúde é que mais de 1.000 gestantes e 166 puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias) estejam aptas a tomar a vacina bivalente.
Pelo cronograma do Ministério da Saúde, a data para esse público seria a partir do próximo dia 20, mas o planejamento das doses de Itatiba já permite antecipar a data. Para esta nova etapa, o município recebeu 5.838 doses da vacina bivalente– importante lembrar essa quantidade atende ao novo público e também aqueles que já foram liberados antes – pessoas a partir de 60 anos, moradores de asilo e quilombolas (Quilombo Brotas), além de imunocomprometidos a partir dos 12 anos (necessária comprovação da condição por exames ou laudos).
Orientações
A Secretaria de Saúde de Itatiba segue orientações do Ministério da Saúde. As doses da vacina bivalente que o município está recebendo são para aplicação da quinta dose e para reforços das doses 3 e 4, caso quem pertence aos grupos prioritários já liberados ainda não tenha tomado reforço anterior.
Além de pertencer a esses grupos, a pessoa precisa respeitar o intervalo: ter tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses. É necessário levar cartão de vacinação e um documento pessoal de identificação ao posto de saúde.