Itatiba leva ao Estado do Amazonas expertise no Sistema de Monitoramento
O encontro foi no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em uma sala com mais de 20 operadores
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
Por meio da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, a Prefeitura de Itatiba esteve em Manaus na última semana, entre os dias 19 e 22, para compartilhar expertise no Sistema de Monitoramento, operado pelo Departamento de Inteligências Integradas. O convite partiu do governo do Amazonas.
O secretário Luís Antonio Henrique Pereira e o guarda municipal Marcel Teixeira, encarregado de monitoramento deste Departamento, foram recepcionados pelo secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, e acompanhados pelo coordenador do Centro Integrado de Análise de Imagem de Segurança Pública (CIAISP), tenente-coronel Carlos Eduardo Silva de Oliveira, e sub-coordenador, investigador de Polícia Civil Adriano Augusto da Silveira Rolim.
Com duas décadas de experiência, Itatiba é pioneira no uso do sistema da empresa local MultiWay, que Manaus implantou em agosto de 2021. O encontro foi no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em uma sala com mais de 20 operadores.
“Passamos a experiência na prática. A partir da expertise que eles adquiriram, poderão otimizar os trabalhos, ganhando tempo de busca e resolução, aumentando os níveis de segurança”, analisou o secretário de Itatiba.
Versatilidade
Para a Secretaria de Segurança Pública de Itatiba é um orgulho muito grande mostrar o trabalho de sucesso no município e sanar dúvidas de operação do sistema, com implantação e feedback de melhoria instantânea.
“A equipe do Amazonas valorizou muito a nossa apresentação. Também levamos alguns relatórios encaminhados à Polícia Civil para investigação e que solucionam desde acidente de trânsito a homicídio e o trabalho de inteligência que está por trás do sistema. Levamos ainda boas práticas do dia a dia, que ajudarão a melhorar os trabalhos daquele Centro. Eles ficaram muito felizes com a nossa presença e muito satisfeitos com o resultado dos trabalhos. Nossa jornada, para sanar dúvidas e demandas, principalmente de operação do sistema, foi bem a contento”, avaliou.
Realidades diferentes
O sistema de videomonitoramento em Manaus é composto por 500 câmeras instaladas em pontos estratégicos daquela capital e interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). “É uma estrutura gigantesca. Manaus tem 2,5 milhões de habitantes, uma realidade bem diferente da nossa”, observou o secretário de Itatiba.
“Essa troca de experiências foi muito boa. Adquirimos novas informações, novos conhecimentos e aprendemos como eles lidam com a criminalidade, utilizando as câmeras”, disse o tenente-coronel Carlos Eduardo. “É bom ter esta troca de experiências”, ponderou o secretário de Itatiba.