Itatiba intensifica ações no Novembro Azul com atendimento especial no sábado
Foto: Divulgação PMI
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itatiba realizará uma grande ação no sábado 30/11 pelo Novembro Azul, nome da campanha de conscientização e combate precoce ao câncer de próstata. A ação é direcionada especialmente a homens acima de 50 anos ou com fatores de risco - que são aqueles com idade a partir de 45 anos negros ou com histórico familiar de câncer de próstata.
Para agendar o atendimento no dia 30, basta procurar a unidade de saúde mais próxima. Estarão disponíveis consultas médicas com urologistas, enfermagem, atendimento odontológico, testes rápidos, solicitação de exames, palestras e vacinas.
Neste dia, estarão abertas das 8h ao meio-dia as Unidades Avançadas de Saúde (UAS) - das Clínicas da Família do Cecap, Nações e San Francisco, além das unidades de saúde do Colina, Centenário, Ipê, Santa Cruz, Porto Seguro, San Francisco 2, Zupardo e Abramo (Nosso Teto).
Conscientização necessária
Em Itatiba, o Novembro Azul vem sendo incentivado desde o início do mês com a liberação de pedidos do exame PSA feita pelos enfermeiros das Unidades de Saúde do município, com o objetivo de facilitar o acesso aos pacientes - com agendamento sendo feito na própria unidade de saúde dele, evita-se o deslocamento do paciente.
“A conscientização da necessidade do cuidado de saúde da população masculina ocorre durante todo o ano nas unidades de saúde. Potencializamos no mês de novembro realizando ou apoiando eventos que promovem o tema e realizando busca ativa do público-alvo”, diz o enfermeiro Thiago Guidi, coordenador da Atenção Secundária - Especializada à Saúde, da Secretaria de Saúde de Itatiba.
Além disso, o Projeto Vivências do Fundo Social de Solidariedade entrou com apoio, promovendo palestras voltadas para a Saúde do Homem nos CRAS ao público participante do Bolsa Família ao longo deste mês. “Um dos principais objetivos também é quebrar o tabu em torno da saúde masculina e incentivar que os homens realizem seus exames de rotina, além do exame de sangue PSA e o de toque, estes especialmente para a detecção precoce de câncer de próstata”, reforça Thiago Guidi.