Itatiba iniciará retomada consciente das atividades esportivas presenciais
O secretário de Esportes de Itatiba, Marcelo Cyrillo, ressalta que todos os protocolos de prevenção à Covid-19 continuarão a ser adotados durante a retomada das atividades
Foto: PMI
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Esportes, iniciará a retomada consciente das atividades nos Polos Esportivos Leste e Oeste da cidade. Serão oferecidas aulas gratuitas de ginástica (alongamento, funcional e Pilates) e dança. Entre as modalidades de lutas, os praticantes poderão optar por caratê, judô ou taekwondo. Por fim, haverá aulas destinadas à natação infantil, para crianças de 6 a 12 anos, e hidroginástica.
As inscrições já estão abertas para as aulas de ginástica, dança, natação infantil e hidroginástica, e acontecerão de forma presencial no Ginásio José Boava, localizado no Parque Ferraz Costa. As pessoas que desejam fazer as aulas no período da manhã, devem ir entre às 8h e 11 horas para efetuar a sua inscrição. A mesma lógica é aplicada para aqueles que querem praticar esportes nos horários da tarde: as inscrições serão feitas das 15h às 17h.
Já para fazer aulas de lutas, os interessados devem fazer inscrição diretamente nos Polos, das 8h às 17h. O Polo Oeste fica na rua Carlos Busca, 80, Alto de Fátima e o Polo Leste na Av. Pedro Mascagni, 503, no Jardim Galeto.
O secretário de Esportes de Itatiba, Marcelo Cyrillo, ressalta que todos os protocolos de prevenção à Covid-19 continuarão a ser adotados durante a retomada das atividades. O planejamento para o retorno dos esportes contou com a participação da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária. Algumas modalidades que têm muito contato físico, como é o caso do judô, devem sofrer adaptações para diminuir o risco de contaminação.
A natação infantil também teve modificações e o curso terá duração de 12 meses. Nos seis primeiros, as crianças terão o contato e passarão por uma adaptação para o meio aquático. Na segunda metade das aulas, serão apresentados os diversos estilos existentes de nado.
Além dessas modificações, o número de vagas disponíveis também será mais restrito, já que há a necessidade de um espaçamento maior entre os praticantes. Por isso, caso haja mais interessados do que vagas nos cursos, serão organizadas listas de espera. Vale destacar que Itatiba apresenta atualmente uma grande melhora nos índices de Covid-19, com queda no número de óbitos e internações. A vacinação atingiu praticamente 100% da população adulta e o município já iniciou a imunização em adolescentes de 12 a 17 anos, permitindo a gradual retomada das atividades esportivas presenciais.