Itatiba inicia novo levantamento para o Turismo
Os dados servirão de base para compor a Plataforma do Inventário Turístico do Estado de São Paulo
Foto: Renato Jr./PMI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está fazendo levantamento para atualização de todas as informações turísticas do município.
Os dados servirão de base para compor a Plataforma do Inventário Turístico do Estado de São Paulo, bem como para a divulgação institucional dos diversos segmentos do turismo que Itatiba oferece.
Por isso, é fundamental que proprietários de empreendimentos do setor participem atualizando ou incluindo dados no formulário disponível no link: https://itatiba.sp.gov.br/inventarioturistico.
Os segmentos são: Turismo Rural; Espaço de eventos/Estrutura para eventos;
Restaurantes e bares diferenciados; Meios de hospedagem; Agências de viagens (receptivo e emissivo); Empresas organizadoras de eventos.
Todas as informações levantadas serão estudadas e validadas mediante análise do Departamento de Turismo local. A Secretaria de Cultura e Turismo está à disposição para esclarecimentos e orientações pelo telefone 4538-0917.
Importância do Inventário
O Inventário Turístico Paulista orienta sobre instrumentos e ferramentas que podem ser utilizados para identificar as possibilidades turísticas dos municípios: seus atrativos, estruturas, organizações, capacidade e condições de recepção.
Ele é a base que norteará diversas ações da Secretaria Estadual de Turismo, dentre elas o ranqueamento de Municípios de Interesse Turístico (Itatiba já é um deles), elaboração do Calendário de Eventos do Estado, ações de promoção de destinos e roteiros, bem como a elaboração de programas e projetos do Turismo Paulista.
A realização do Inventário é uma ação imprescindível em um país como o nosso tão rico, de dimensões continentais, com cultura, paisagens, cenários urbanos e naturais tão diversificados, além do grande potencial turístico do Estado de São Paulo, que há muito vem se destacando, não só como emissor de turistas, mas como destino turístico que oferece ampla e diversa atratividade.