Itatiba ganha quatro novas drogarias
O executivo da maior rede varejista do País afirma que a covid-19 vai levar a farmácia a outro patamar no futuro
Foto: Reprodução
Da Redação
Um setor que ganhou fortalecimento com a pandemia foi, sem dúvida, o relativo à Saúde, em que as farmácias estão em uma evolução muito grande e com um novo papel na área da medicina, conforme disse o presidente da Raia Drogasil, Marcilio Pousada, ao Estadão.
O executivo da maior rede varejista do País afirma que a covid-19 vai levar a farmácia a outro patamar no futuro, em que entende que essas vão ter um novo papel, em que passam a vender testes rápidos do novo coronavírus com aprovação da Anvisa, com um papel preponderante do farmacêutico, como primeiro atendente até para ajudar as pessoas a tomarem medicamentos de forma correta.
Em Itatiba
No final do ano, a cidade perdeu a tradicionalíssima Drogaria Zezinho, que fechou suas portas. A rede da Drogaria Marcelo, que contava com seis unidades instaladas, e com fortíssima aceitação pelo mercado itatibense, acabou sendo negociada com um grupo sediado em Santos. Com o advento da pandemia, notou-se uma reviravolta muito grande com a chegada de quatro novas farmácias, das quais três serão instaladas no Centro. A Poupaqui, na Rua Francisco Glicério, defronte ao Tem de Tudo; a Drogal, na esquina de Glicério com Aguiar Pupo; e a Poupafarma, na Rua Quintino Bocaiuva, em frente ao Paço Municipal “Prefeito Roberto Arantes Lanhoso”.
A quarta fica fora do eixo central, pois, como a Drogasil, que já tem unidade na Aguiar Pupo, a nova loja irá para os altos da cidade, na Avenida da Saudade, defronte ao Cemitério Municipal.
As mudança
É o executivo da Raia Drogasil que está também negociando com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que as farmácias possam prestar um serviço mais efetivo às pessoas, que frisa, ainda, que a intenção da rede é abrir 240 lojas neste ano.
É Pousada que também comenta, “estamos percebendo que o cliente está indo menos na loja, mas quando ele vai tem feito mais compras. Notamos ainda que houve queda na perfumaria, já higiene básica não foi alterada. A gente entende que tudo isso é passageiro, mas o que voltará diferente? Os meios digitais: o consumidor vai consumir mais por esse canal, e as compras pelo Whatsapp para receber em casa vai continuar perene na empresa, assim como o canal compre e retire”.
A entrega e atendimento
Deve ser lembrado que, aqui mesmo em Itatiba, a Drogaria Zezinho sempre atendeu seus clientes com entrega em domicílio e agora, como diz o presidente da Raia Drogasil, pelos meios digitais a comercialização vai ser cada vez maior.
Com a vinda de novas redes para se integrarem à comunidade local, o que o itatibense mais vai querer será, sem dúvida, melhores preços pela forte concorrência entre grupos fortíssimos, e um bom atendimento, que é uma exigência muito grande de todos, como, aliás, é de praxe em cidades médias ou pequenas, em que o cliente não é apenas mais um.