Itatiba ganha dois Cemeis e uma escola municipal num único final de semana
Sábado (22) e domingo (23) foram marcados pelas inaugurações dos Cemeis Lourdes V. de Oliveira e Zeca Panzarin; também foi inaugurada a Emeb Profa. Sonia Tuon
Foto: Renato Jr./PMI
Em um único final de semana, a Educação de Itatiba cresceu expressivamente com a inauguração de dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e uma Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb).
A conquista da Prefeitura de Itatiba, via Secretaria de Educação, foi celebrada em eventos marcados por emoção e homenagens a incentivadores/educadores e servidores municipais, além da música ao vivo do Conservatório Municipal profa. Alba Panzarin Degani.
Cemei Lourdes Ventura de Oliveira cria 120 vagas
Com 50 novas vagas abertas já para reinício de aulas - em 22/07 - o Cemei Lourdes Ventura de Oliveira foi inaugurado com festa e emoção na presença de autoridades municipais e familiares na manhã do sábado, 22/06, na rua José Gabriel, 72, esquina com a rua Campos Salles, Centro. A previsão é de atender 120 crianças a partir de 2025.
Já nesta segunda-feira (24), muitos pais procuraram o novo Cemei para garantir a vaga dos seus filhos, com idades entre 0 e 3 anos, neste prédio que tem seis salas de aula com piso vinílico, 2 solariuns, refeitório, área de serviço, dois parquinhos com grama sintética – um deles coberto - banheiros acessíveis e salas administrativas.
E é totalmente acessível internamente: seus andares têm rampas de acesso em toda extensão. O Cemei Lourdes recebeu ainda pintura especial – lúdica – em boa parte de suas instalações, um espaço acolhedor e estimulante para seus pequenos futuros alunos.
Construído em menos de dois anos – desde fim de 2022 - o Cemei Lourdes Ventura de Oliveira teve investimento de R$ 3,5 milhões - recursos totalmente municipais, além de projeto do Departamento de Obras Escolares da Secretaria de Educação.
O endereço que hoje abriga o novo Cemei já foi uma creche privada, a antiga Paraíso Infantil, que era mantida pelo Rotary Club local, por meio da Associação das Senhoras dos Rotarianos – Asri, entre os anos de 1974 e 2018. Em homenagem ao passado educacional do endereço, foi entregue também o Espaço Multifuncional Creche Paraíso Infantil - uma sala de atividades destinada ao brincar das crianças
Maior Complexo Educacional abre portas em julho
Já na manhã deste domingo (23), foi entregue à população de Itatiba o Complexo Educacional Amadeu José Bertoni. Localizado na rua Maria de Lourdes Pântano Scavone, 20, Jardim Santo Antônio, tem capacidade para atender mais de 1.000 alunos, desde berçário até EJA.
O Complexo abriga três prédios integrados: o Cemei Profa. Maria José Panzarin Carminatti – Dona Zeca Panzarin; a Emeb Profa. Sonia Maria Tuon e o almoxarifado Flávio Augusto Vicentini, destinado exclusivamente à Secretaria de Educação.
Na presença de grande público, entre autoridades municipais e famílias dos homenageados, a oficialização do complexo teve o anúncio de que suas atividades serão iniciadas também no dia 22/07 próximo, volta às aulas, já com 80 crianças do então Cemei Andorinha sendo transferidas para lá.
Em 2025, o novo Cemei Dona Zeca deverá funcionar com capacidade para até 270 crianças inicialmente. Seu prédio oferece 11 salas de aula e berçário, banheiros infantis – inclusive com sanitários adaptados ao tamanho das crianças - e amplo parque, além de refeitório, cozinha com despensa e salas para área administrativa.
A Emeb Profa. Sonia Maria Tuon, que vai atender alunos do 1o. ao 5o. ano do Ensino Fundamental em sete salas, também iniciará atividades no próximo ano letivo, contemplando ainda a Educação dos Jovens e Adultos (EJA), que funcionará com salas em período noturno.
Seu prédio conta com amplo pátio, área administrativa, quadra esportiva coberta, cozinha, laboratório de informática e a biblioteca Profa. Mari Soares, além de área gramada externa. Anexo ao prédio, tem o Almoxarifado Flávio Augusto Vicentini, acessado pela rua Antonio Busca – a rua da feira livre das quintas-feiras.
O Complexo Educacional Amadeu José Bertoni nasceu a partir de uma antiga fábrica de barracas que vinha passando por reformas de adaptação para implantação de uma escola privada. Desapropriado pela Prefeitura devido à sua localização estratégica e ao seu porte, tem 2.600 metros quadrados de área construída, numa área total do terreno de aproximadamente 5 mil metros quadrados.
Pertencente até então à família Bertoni, o imóvel foi desapropriado através de ação judicial com investimento municipal de aproximadamente R$ 9,8 milhões – devido ao interesse público no local estratégico, uma área central mas que também tem fácil acesso a bairros populosos onde cresce a demanda por vagas na educação pública municipal.
Quem são os homenageados
Dão nome aos novos prédios e instalações municipais pessoas que dedicaram suas vidas à Educação de Itatiba – direta ou indiretamente. Abaixo, um resumo de suas trajetórias.
Cemei Lourdes Apparecida Ventura de Oliveira – A senhora que nomeia a mais nova creche municipal da área central teve vida de benemerência. Dona Lourdes, nascida em Itatiba em outubro de 1927, frequentou curso primário na Escola Rural do Bairro da Ponte Nova. Tecelã por décadas na Têxtil Pabreu, após a aposentadoria se dedicou integralmente ao próximo: foi cozinheira voluntária da Creche Nosso Lar, fazia toalhas de crochê para altares de igrejas e era da Associação das Senhoras dos Rotarianos, onde fez voluntariado na antiga Creche Paraíso Infantil. Também contribuiu em ações para a compra do terreno e construção do prédio da Seicho-No-Ie de Itatiba, na Bela Vista. Casada por 66 anos com Antônio Manoel de Oliveira (Sastre) teve dois filhos, Adjair e Émerson, e entre seus netos está o atual prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira. Faleceu em outubro de 2017.
Complexo Educacional Amadeu José Bertoni – Empresário e integrante da família de onde foi adquirido o complexo, Amadeu nasceu em Itatiba em 1938, dedicando vida profissional à área têxtil, tanto nas empresas Pabreu quanto depois em sua própria, Ambert Têxtil, junto à parte da família – com trajetória de mais de 40 anos. Na juventude, foi locutor na Rádio Progresso de Itatiba e, já adulto, realizou seu sonho de fazer faculdade, integrando a primeira turma da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itatiba. Pai de quatro filhos, faleceu em novembro de 2019.
Cemei Profa. Maria José Panzarin Carminatti – A professora Maria José Panzarin Carminatti, conhecida “Dona Zeca Panzarin”, nasceu em Itatiba em 1927 e consolidou carreira como educadora na escola Sesi de Itatiba desde a década e 1960. Passou por outras escolas na cidade, mas foi o Sesi que lhe deu projeção, como educadora e incentivadora da inclusão entre alunos com deficiência numa época em que o termo nem existia. Casada com Nelson Carminatti, deixou oito filhos, falecendo em janeiro de 2011.
Emeb Profa. Sonia Maria Tuon – Nascida em Itatiba em maio de 1951, foi professora de Artes nas escolas Anna Abreu, Cel. Júlio César, Philomena Zuppardo, Araújo Campos, Maria Mercedes de Araújo, Guiomar Ciarbello. E ainda foi vice diretora e diretora nas EMEBs Guiomar, Sônia Rita, Basílio Consoline e Isolina Pereira de Rosa. Conhecida por sua dedicação, paixão e capacidade de inspirar tanto alunos quanto colegas, deixou um legado duradouro de amor pela Educação e pelas Artes, falecendo em julho de 2013.
Biblioteca Profa. Mari Soares - Marinalva Soares da Silva, mais conhecida como Mari Soares, nasceu em Itatiba e tinha profundo amor pela educação, especialmente voltada para pessoas com deficiência, tendo começado carreira na Apae de Itatiba, depois atuando também na Apae Morungaba e rede privada. Faleceu em junho de 2012, deixando o filho Murilo.
Almoxarifado Flavio Augusto Vicente – Nascido em novembro de 1975 em Itatiba, filho de professores conhecidos na cidade, por mais de 20 anos foi servidor público concursado da Prefeitura de Itatiba, sempre trabalhando em escolas ou na própria Secretaria de Educação, como encarregado do almoxarifado, seu último cargo. Deixou o filho Enzo, falecendo em setembro de 2020.