Itatiba fica em 50º lugar no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades
Dos 17, Itatiba já conta com quatro Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com nível muito alto
Foto: Márcio Egidio/JI
Da Redação
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR), do Instituto Cidades Sustentáveis, divulgado na última semana, mostra Itatiba como o 50º município melhor colocado dentre os 5.570 municípios.
Na avaliação de 0 a 100, a pontuação geral de Itatiba é de 59,89 dentro de 100 indicadores com os dados mais atualizados da última década, disponíveis em nível nacional, de fontes públicas e oficiais nacionais.
Da Região Metropolitana de Campinas (RMC), outros três municípios despontam entre as 50 cidades mais sustentáveis do País: Vinhedo, Pedreira e Indaiatuba.
Bem pontuado
O IDSC-BR apresenta uma avaliação abrangente para se atingir as 169 metas dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A metodologia foi desenvolvida pela rede SDSN (UN Sustainable Development Solution Network), iniciativa lançada dentro da própria ONU há exatos dez anos. O Brasil é o primeiro país do mundo a mapear o nível de engajamento das cidades.
Objetivos atingidos
Dos 17, Itatiba já conta com quatro ODS com nível muito alto. São eles: número 6, de água potável e saneamento; o de número 7, de energias renováveis e acessíveis, garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos; número 13, de ação climática; e número 14, de vida na água, que avalia a conservação e o uso sustentável dos oceanos, utilizando como indicador o esgoto tratado antes de chegar a rios e córregos.
Outros dos Objetivos que também estão bem pontuados no município são o número 3, com saúde de qualidade; número 8, trabalho digno e crescimento econômico; número 10, reduzir as desigualdades; número 11, cidades e comunidades sustentáveis; e número 12, produção e consumo sustentáveis.
Sobre a pontuação
Para se chegar à pontuação final, o ranking faz uma análise de 17 ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entre eles estão erradicação da pobreza, agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, água potável, saneamento e crescimento econômico, entre outros.
A pontuação varia de zero a 100, sendo que 100 é o limite máximo e indica um desempenho ótimo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Entre os 50 mais do País, 42 cidades são paulistas. Para checar cada posição, basta clicar no link https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/rankings/
O IDSC-BR permite uma visão geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos ODS. É uma ferramenta que visa estimular o cumprimento da Agenda 2030 e uma oportunidade para as cidades se integrarem à mais avançada agenda global de desenvolvimento sustentável. Graças ao Índice, o Brasil é o único país do mundo a acompanhar os desafios e avanços de todas as cidades na Agenda 2030.
O estudo é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova.