Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Esportes
Por Redação

Itatiba Esporte Clube comemora 84 anos de existência

Uma das novidades do clube são as quadras de Beach Tênis que já estão à disposição dos associados

Por Redação

Foto: Itatiba Esporte Clube

 

Da Redação

 

Um dos mais tradicionais clubes associativos da cidade e também um dos maiores de toda a região está em festa. O Itatiba Esporte Clube está comemorando seus 84 anos. Fundado em cinco de março de 1937, o ‘Clubão’ ou ‘Rubro-Negro’ tornou-se gigante ao longo de suas mais de oito décadas de existência.

Histórias não faltam dessa entidade associativa que teve início através dos meios esportivos chegando, inclusive, a ter sua equipe principal disputando o Campeonato Paulista de Futebol Profissional e que hoje tem em seu quadro associativo (mais de dez mil pessoas entre sócios, dependentes, beneméritos e remidos), seu maior orgulho e seu mais precioso patrimônio.

A reportagem do JOTAÍ-Diário conversou com exclusividade com o atual presidente do clube, Washington Bortolossi, que falou sobre a atual situação do Itatiba, realizações, projetos, fez suas considerações pessoais sobre como é estar à frente de um gigante como o Rubro Negro e sobre o processo eleitoral que ocorrerá em breve. Confira como foi o bate-papo:

 

JI: O Itatiba Esporte Clube completou 84 anos! Já passou por muitos presidentes e conselheiros, como você analisaria o seu mandato?

BORTOLOSSI: Com certeza um clube com uma importância tão grande quanto o Itatiba teve presidentes de inúmeras qualidades e cada um com seu modo de administrar. Eu fui apenas mais um que cumpri os deveres e obrigações com responsabilidade, sempre pensando no bem estar dos associados. Busquei estabelecer um diálogo mais próximo aos associados e me fiz presente no dia a dia junto aos funcionários e colaboradores e graças ao respaldo que tive dos diretores e grande parte dos conselheiros, inovamos em nosso planejamento e posso dizer que concluo o mandato muito satisfeito com o resultado.

JI: Quando começou seu mandato e sabemos também que hoje você ocupa o cargo pela segunda vez consecutiva e que agora está chegando ao seu final. O que achou de ser o presidente de um clube dessa imponência, um dos maiores na região?

BORTOLOSSI: Fui eleito em 01/05/2017 presidente da Diretoria Executiva mas anteriormente exerci outras funções dentro da diretoria desde 2004. Foi a realização de um sonho que tinha desde de criança quando frequentava o clube, sendo dependente do meu pai. Sempre soube da responsabilidade que seria exercer um cargo de presidente de um clube desse porte, foi desafiador. Tenho muito orgulho de cada ato praticado dentro dessa instituição, de início as dificuldades financeiras, depois desafios estruturais e administrativos, e a pandemia iniciada ano passado, foram alguns dos obstáculos que enfrentamos, mas superamos cada um deles e hoje seguimos nos adaptar e reinventando aos novos tempos. Certamente o Itatiba é um dos maiores clube da nossa região.

JI: Como você “pegou” o clube e hoje o que fica do legado Washington Bortolossi para o IEC?

BORTOLOSSI: Fiz parte de outras diretorias e busquei contribuir nos setores onde atuei. O tempo que estive participando junto a outros presidentes foi de muita observação, aprendizado e planejamento. No momento que assumimos, sabíamos que o clube precisava de alguns ajustes e precisamos evoluir em alguns setores para acompanhar o crescimento e a cobrança dos nossos associados. As ideias eram muitas, mas o momento financeiro não é bom. Tivemos que reestruturar antes de iniciar nossos trabalhos. O que fica de legado é o de dever cumprido. Tudo o que planejamos foi devidamente executado, e ainda temos projetos que deixaremos prontos e com reservas financeiras para sua aplicação, objetivando a continuidade dos trabalhos por parte da próxima diretoria. Hoje o clube funciona a contento em todos os setores, e acompanhado de perto pela diretoria.

JI: É difícil comandar e administrar um clube como esse?

BORTOLOSSI: Sem dúvida é uma tarefa difícil, hoje o clube conta com 48 funcionários, inúmeros prestadores de serviços e mais de dez mil associados para representarmos. Por ser um trabalho voluntário, muitas vezes torna-se mais difícil encontrar parceiros para auxiliar nessa caminhada, mas sou grato pelos amigos e colaboradores que aqui fiz, sem eles não teria sido possível. Temos que estar sempre preparados para as cobranças diárias e a responsabilidade que o cargo exige, mas quando se tem foco, determinação, planejamento e ação, muita ação, a administração se torna mais fácil.

JI: Para quem não sabe, fale um pouco do que é o IEC hoje em matéria de sócios (quantidade de titulares, dependentes, beneméritos) quantos sócios o clube tem hoje?

BORTOLOSSI: O quadro associativo do clube muda a cada dia. Neste momento estamos recebendo novos associados diante de uma iniciativa de venda de títulos para filhos de associados, se restarem algumas unidades abriremos para novos associados. Em números distribuídos, temos hoje cerca de 3.200 sócios proprietários, 6.650 sócios dependentes, 74 beneméritos e mais 484 sócios remidos, totalizando mais de 10 mil associados.

JI: O que o associado do IEC conta hoje para curtir o clube?

BORTOLOSSI: O clube é voltado para o lazer, entretenimento, convívio social, e principalmente práticas esportivas. Oferecemos aos associados um conjunto aquático com três piscinas externas e mais uma aquecida; Quiosque com serviços de lanchonete no conjunto aquático; Lanchonete; Parque infantil; Quadras de tênis; Quadra de basquete; quadras de Squash; Bocha; Sauna; campos de Futebol society; Ginásio de esportes; Estádio com Campo de futebol e centro de treinamentos, centro de recuperação de atletas, Academia, quadras de beach tênis. Além da parte estrutural, o Itatiba oferece algumas atividades adicionais como, escola de futebol, aulas de voleibol, handebol, futsal, beach soccer, beach tênis, tênis de mesa, tênis, yoga, dança cigana, dança de salão, tecido acrobático, ginástica artística, ballet e jazz, nutricionista, massoterapia e fisioterapeutas. Na academia, aulas de Pilates; Zumba, Ritmos, Hidroterapia e Water Pilates; Natação; Jiu Jitsu; Karatê; LPO, Muay Thai, RPG e Fisioterapia.

JI: O que o clube “ganhou" durante sua administração?

BORTOLOSSI: Certamente a valorização do nosso patrimônio, investimentos em todos os setores, inúmeras manutenções, reformas e novas construções. Investimos em questões de acessibilidade, tecnologia da informação e segurança. Mas o que mais destaco como “ganho” para o clube é a frequência dos associados, que cresceu muito nestes últimos anos. Um ambiente de qualidade e seguro. Não faz sentido o clube ter toda uma estrutura, se não tiver quem faça uso dela. Esse é o nosso maior patrimônio. As últimas conquistas físicas e estruturais, foram as quadras de Beach Tennis, ampliação da lanchonete do ginásio de esportes com banheiros e área com churrasqueira, arquibancadas no campo de futebol, o parquinho com novos brinquedos e pinturas novas, reforma da sede social, aquisição de novos aparelhos para a academia, cobertura da varanda da academia, salas de dança, dentre outras de menor impacto. Estamos finalizando também toda a atualização do AVCB do clube, contemplando em definitivo todos os setores, com iluminação de emergência, extintores, hidrantes, etc. Nos próximos dias iniciaremos obras de ampliação da cozinha da lanchonete, deck e área de churrasqueira próximo ao campo society, e deixaremos empenhado valores para a execução de reforma no bar da sede social, e projeto para reforma dos vestiários das piscinas.

JI: Você se sente realizado pelo que fez em teu mandato? O que deixa de legado da sua administração ao clube?

BORTOLOSSI: Muito realizado. É gratificante ver o clube de como era antes e como está hoje em dia. A satisfação em saber que cada reunião, cada dia de dedicação ao clube, resultou em um plano de ação que deu e vem dando certo, trazendo resultados e satisfação aos nossos associados, pois tudo isso sempre foi pensando neles. A condução dos trabalhos, os resultados e a união daqueles (diretores, conselheiros, funcionários, colaboradores e associados) que entendem o que é o Itatiba esporte Clube, e ajudam diariamente a construí-lo e administra-los é a nossa maior conquista. É claro que nem tudo é fácil e satisfatório, infelizmente sempre tem aqueles que nunca se contentam com nada, e que até torcem contra, mas a vida é feita de desafios, e este foi apenas mais um, que concluímos de cabeça erguida. Todos nós somos substituíveis, não penso em legado, mas sim em dever cumprido diante de uma obrigação que propus a realizar junto aos companheiros de diretoria, com uma administração democrática, transparente, competente e eficiente. Os investimentos na parte esportiva e competições estavam previstos para o ano passado, e não foi possível de serem executados a contento, ainda assim, avançamos e estamos com tudo estruturado, com projetos em andamento, para que, quando tivermos mais segurança no combate a pandemia e as liberações dos órgãos governamentais, sejam consolidados.

JI: Sabemos que a pandemia atingiu todas as áreas e com certeza o clube também, como vocês conduziram tudo isso?

BORTOLOSSI: Está sendo um período muito difícil, tivemos que nos readequar para a segurança e a saúde dos nossos funcionários e associados. Utilizamos de nossos recursos, fizemos adequações internas, utilizamos todos os meios oferecidos pelo governo, e aproveitamos o momento para investir. Estamos até o momento conseguindo manter nosso quadro de funcionários sem precisar dispensá-los, fizemos e seguimos fazendo economias e cortes em algumas despesas neste momento. Nada disso seria possível sem a confiança dos associados, e as boas práticas que adquirimos ao longo deste anos.

JI: Você tem um nome pra dar sequência ao seu trabalho já que não pode ser mais ser reeleito? Quem seria? Finalizando, quais as características que esse novo presidente deveria ter na sua opinião?

BORTOLOSSI: Primeiramente gostaria de agradecer aos meus vice presidentes, Geraldo e Braga pela parceria. A todos os diretores que estiveram comigo nestes dois mandatos, sem eles nada disso seria possível, afinal ninguém faz nada sozinho. Temos alguns nomes que reúnem as características que esperamos na sequência dos trabalhos, e por observar o empenho ao longo destes anos em questões estratégicas e de composição, e a disponibilidade em se fazer presente o nome que buscamos apoiar para a próxima gestão do clube é do Bruno Lanhoso Gilio, tendo como vice Jose Tadeu Braga Jr. Depois de tudo o que fizemos, não seria sincero de minha parte dizer que tanto faz quem seria o próximo presidente. Temos um grupo, e este grupo mostrou muito trabalho e dedicação pelo clube, então é neste grupo que acredito, sou grato e desta equipe que apoiarei uma candidatura. A primeira caraterística que o próximo presidente deve ter é demonstrar a sua lealdade ao clube. Ter compromisso com a transparência dos atos praticados, com seus apoiadores e com os associados. Deve se fazer presente na vida do clube, estar sempre aberto ao diálogo e buscar cada vez mais o crescimento do clube.

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Aceitar todos os cookies