Itatiba e Morungaba apresentam mais de 20% de cobertura florestal
Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, Morungaba aumentou sua área de mata nativa nos últimos dez anos
Foto: PMM
Da Redação
Divulgado recentemente pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima) do Estado de São Paulo, o Inventário Florestal 2020 mostrou que Itatiba, Morungaba, Pedreira, Valinhos e Vinhedo são os municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que apresentam mais de 20% de superfície preenchida por vegetação nativa.
O melhor cenário é o de Morungaba, que tem 3.526 hectares de cobertura florestal em vários estágios de recomposição, o equivalente a 24,1% da área do município (14.655 hectares). Cada hectare corresponde, aproximadamente, a um campo de futebol.
A diretora de Meio Ambiente e Agricultura de Morungaba, Clara Geromel, ressalta que, dos 14.655 hectares de área territorial, mais de 10 mil estão inseridos na zona rural. Segundo ela, “fator relevante para a restauração e manutenção da flora nativa”.
Arborização urbana
Clara afirma que, além das ações realizadas na área rural para preservação das matas, um projeto de arborização urbana foi implantado em Morungaba pela atual administração, através do qual foram plantadas mais de 150 árvores. A diretora também destaca a revitalização de praças e áreas verdes urbanas.
Ainda, de acordo com Clara, a Fundação SOS Mata Atlântica informou, em 2017, que Morungaba aumentou sua área de mata nativa nos últimos dez anos. “Dessa maneira, o município faz jus ao seu título de Estância Climática, pois consegue manter a qualidade do ar, contribuindo para redução dos níveis de Co2 emitidos na atmosfera e capturados pelas plantas por meio da fotossíntese”, comenta a diretora.
Piores da RMC
Os piores cenários na RMC são de Hortolândia e Sumaré, que apresentam menos de 10% de seus territórios com cobertura florestal. Dos 6.179 hectares de Hortolândia, apenas 277 (4,5%) são de vegetação nativa.