Itatiba dá início à campanha contra sarampo
A campanha levará em consideração as faixas etárias mais vulneráveis à doença e que ainda não se vacinaram
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Da Redação
Seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Itatiba deu início ontem, dia 7, a uma Campanha Seletiva de Vacinação contra o sarampo para alcançar públicos específicos, levando em consideração as faixas etárias mais vulneráveis à doença que ainda não tomaram a vacina.
Campanha
A campanha será realizada em duas etapas: a primeira começou ontem e vai até o próximo dia 25, a vacina será distribuída apenas para crianças entre seis meses até cinco anos, em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h. E o “Dia D” será no próximo dia 19, no Centro de Atenção à Criança (CAC), das 8h às 17h.
A segunda etapa será entre os dias 18 e 30 de novembro, a vacina será para jovens adultos, entre 20 a 29 anos, também em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h. O “Dia D” será no dia 30 de novembro, no Ambulatório Central de Especialidades (ACE).
“A vacinação dos adultos, na verdade, é para aqueles que não tiveram a vacinação que deveria ter sido feita em torno dos 15 aos 17 anos”, explicou o secretário da Saúde, dr. Fábio Nani.
É importante lembrar que a vacinação já estava ocorrendo em Itatiba e que a tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O munícipio possui dois casos confirmados e 15 sob investigação.
Foram confirmados nove óbitos causados pelo sarampo no Estado de São Paulo. O número de infecções pela doença chegou a 5.411, desses, 59% na capital paulista.
Contraindicações
É importante lembrar que a vacina é contraindicada para pessoas imunodeprimidas e gestante. Aqueles nascidos antes de 1960, na maioria, tiveram a doença na infância e possuem imunidade, não necessitando ser vacinados.
Crianças e adultos até os 29 anos devem ter duas doses, e de 30 a 59 anos apenas uma dose.