Itatiba contribui com propostas em Conferência da RMC de Meio Ambiente

Foto: Divulgação PMI
Por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, a Prefeitura de Itatiba contribuiu com a elaboração de propostas na 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizada na terça-feira (21/01) na Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado (Etecap), em Campinas.
Esta Conferência Intermunicipal se sobrepôs à Municipal, realizada concomitantemente por cidades presentes. Dos 20 municípios da RMC, 16 estiveram compareceram através de cerca de 250 pessoas, sendo que 135 puderam votar e eleger dez propostas acerca do tema Emergência Climática: os desafios da transformação ecológica.
Da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba compareceram o secretário Hermínio Geromel Jr., Jezabel Miriam Azevedo, Márcio Megda e Pedro Carvalho, que tiveram a participação destacada ao apresentar sugestões que compuseram as propostas aprovadas - confira abaixo. O que foi sugerido por Itatiba estava de acordo com a temática proposta, de abrangência mais ampla visando a etapa estadual. A Secretaria prevê realizar em junho, dentro da Semana do Meio Ambiente, evento que deve focar questões ambientais locais, para maior participação e discussão da sociedade.
Rumo à COP30
Com esta participação, Itatiba contribui ativamente na composição da construção de políticas públicas e ações articuladas ao enfrentamento das mudanças climáticas. As sugestões da RMC serão enviadas para a etapa estadual da conferência, que ocorre em março.
Em maio, haverá a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, reunindo contribuições dos municípios, estados e regiões. A política nacional deve contribuir para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, a COP30, agendada para novembro no Estado do Pará.