Itatiba: Aumenta 40% o número de presos em flagrante e de procurados pela Justiça em 2023
Os investimentos realizados pela Prefeitura Municipal ajudaram muito nos resultados positivos registrados pela Guarda Municipal no ano passado
Foto: Márcio Egidio/JI
Da Redação
A Guarda Municipal de Itatiba (GM), subordinada à Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão da Prefeitura Municipal, por solicitação do JORNAL DE ITATIBA-Diário, divulgou nesta semana o balanço de ocorrências atendidas pela corporação em 2023. Foram mais de sete mil chamados recebidos pelo Ramal de Emergências 153 e quase cinco mil ocorrências atendidas.
Em números mais exatos, a GM atendeu pouco mais de 4.800 ocorrências, dez por cento a mais que em 2022. Foram realizadas mais de quatrocentas abordagens a indivíduos suspeitos. Além disso, os números apresentaram uma redução de 55% por cento nos índices de furto a veículos, denotando que as ações da Guarda trouxeram redução do crime aos bens.
As ocorrências relacionadas à violência doméstica também caíram 27% e aumentou em 28% a quantidade de drogas ilícitas apreendidas, totalizando mais de doze quilos das substâncias encaminhadas à Polícia Civil. Também foram retiradas das ruas o total de quatro armas de fogo.
Outros índices que chamaram bastante a atenção foram as de prisões em flagrante e de captura de procurados da Justiça num total de 193 presos elevando em 40% a mais do que foi registrado no ano de 2022. Também foram apreendidos mais de setenta veículos com restrições administrativas e irregulares, 62% a mais que no ano anterior.
Investimentos
Além da capacitação dos agentes e da eficiência no trabalho de coordenação das atividades da GM, hoje sob a supervisão da Comandante Jaqueline Bortolozzo, a Prefeitura Municipal de Itatiba também dispendeu grandes investimentos para aparelhamento da corporação e aumento no número de agentes sempre visando deixar a Guarda Municipal à altura das necessidades da população.
Dentre os principais investimentos feitos pela atual Administração vale destacar:
- Entrega de mais três novas Viaturas Operacionais, Hyundai/Creta, 0 km, por meio de locação, garantindo assim a manutenção e plena efetividade dos veículos. Nesses três anos de mandato foram inseridos à frota cinco veículos SUV, dois veículos pequeno porte, um de grande porte para a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), além de quatro motocicletas para o Grupo de Patrulhamento Ostensivo com Motos (GPOM), resultando assim em um aumento de doze veículos para a frota da Guarda Municipal.
- Aquisição de armas de fogo e elaboração Acordo de Cooperação Técnica com o município de Jundiaí para a doação de mais armas, garantindo assim o acautelamento de todo o efetivo operacional da GM.
- Aquisição de munições calibres .38, .380, 9 x 19mm, .40 e 5.56 x 45m
- Ingresso dos quatorze novos guardas após término da formação com Curso de Atividades de Segurança Pública contendo 910 horas.
- Aquisição de quatro carabinas táticas e dois fuzis calibre 5.56, para que seja impedido o cometimento de crimes como o “novo cangaço” na municipalidade.
- Investimento de mais de R$ 130.000 em equipamentos não letais e menos letais como armas de eletrochoque (Spark), munições para as armas de eletrochoque, munições de elastômero, espargidores individuais com gás lacrimogêneo para todos os agentes de rua, espargidores MAX para intervenções em tumultos, lançadores de granadas não letais, munição de impacto para lançadores de granadas, granadas de efeito moral, granadas com munição química para intervenção em tumultos.
- Mais de R$ 100.000 em uniformes operacionais, trinta novos coletes anti-balísticos.
- Para assegurar que os trabalhos administrativos também estejam à altura também foram feitos investimentos tecnológicos como a aquisição de dez computadores, notebook, projetores e caixas de som, para a realização dos serviços administrativos da GM, das palestras para a Ronda Escolar e para a Elaboração da Requalificação Anual dos Servidores. Além de câmeras de segurança que serão destinadas às zonas rurais da cidade.
Entrevista
Mediante ao balanço apresentado pela Guarda Municipal, o JORNAL DE ITATIBA-Diário conversou, com exclusividade, com a corporação, comandante Jaqueline Bortolozzo, que falou sobre às atividades da GM no ano passado. Confira a entrevista completa:
JI: Segundo o balanço, em 2023 foram quase 5 mil ocorrências atendidas entre mais de 7 mil chamados. Estes números estão dentro do que era esperado pela Guarda Municipal?
Comandante Jaqueline: As ocorrências atendidas pela Guarda Municipal em 2023 aumentaram em 10% com relação à 2022 e isso se deve ao planejamento estratégico e aos procedimentos operacionais que colaboram para ações mais estratégicas preventiva e ostensivamente.
JI: Ainda segundo os números apresentados, tivemos queda acentuada nas ocorrências de furto de veículos, violência doméstica e aumento na quantidade de apreensão de entorpecentes. Quais foram as causas que resultaram nessa visível melhora?
Comandante Jaqueline: No caso da diminuição dos números de veículos furtados deve-se à ações preventivas da corporação nos locais de maior índice deste ilícito que tem contribuído para sua redução. Os casos de Violência Doméstica, tem sido mais gravosos e devidamente atendidos e acompanhados pelas equipes, diga-se, com a prisão do agressor em flagrante delito em sua maioria e creio que este fator, por ser amplamente divulgado, favoreça a redução dos casos. As apreensões de entorpecentes em alguns casos com a prisão do traficante confesso é relacionada às ações preventivas nos locais de maior incidência deste ilícito.
JI: Hoje a GM itatibense está aparelhada à altura de forma a combater a criminalidade com eficácia?
Comandante Jaqueline: Nos anos de 2022 e 2023, o foco da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, foi o aparelhamento da Instituição, que há muitos anos se via ficando para traz com relação aos equipamentos de combate à criminalidade. Foram adquiridas armas de fogo individuais a todos os servidores e hoje todos os Guardas Municipais possuem uma pistola semiautomática que permanece 24 horas sob sua responsabilidade, isso garante que os agentes permaneçam a todo momento com condições de intervir em crimes que possam ocorrer. Além disso, foram adquiridas carabinas e fuzis, que fazem com que a GM possa combater em mesmo nível, com os crimes que sitiam as cidades. Hoje a Guarda Municipal de Itatiba é uma das instituições mais bem equipadas, com plenas condições de enfrentar a criminalidade.
JI: Sem falarmos em números exatos, mas, na sua opinião, hoje a Guarda Municipal conta com contingente suficiente para suprir a demanda de ocorrências em nossa cidade?
Comandante Jaqueline: Sempre é necessário maior efetivo. Quanto mais a cidade cresce, maior efetivo é necessário. Com a implementação de novos serviços especializados, como a recém implementada Guardiã Maria da Penha. Quanto mais especializada a instituição de Guarda Municipal for, maior efetivo é necessário. Atualmente, o efetivo supre a demanda encontrada, mas é planejado que ao passar dos anos o efetivo deverá ser acrescido e o desejo da instituição é que a municipalidade possa atingir o limite da Lei Federal, que autoriza o executivo a contratar até 0,3% de sua proporção de habitantes.
JI: Capacitação do contingente e aumento na qualidade do aparelhamento de trabalho são alguns tópicos que ajudam no sucesso das operações, além disso, a Guarda Municipal terá mais novidades este ano para seguir trabalhando com eficiência e gerando sensação de segurança à população?
Comandante Jaqueline: A continuidade dos serviços implementados nesses anos é a garantia da qualidade da execução da missão que é servidor, proteger e defender a sociedade. No ano de 2024 é pautado a crescer ainda mais o arsenal de armamento bélico e de equipamentos não letais, pois os aumentos no combate à criminalidade não podem retroagir. As novidades para este ano serão mais de gestão interna, pensando no bem estar do servidor e do efetivo operacional, que merece atenção redobrada. Serão pautados projetos para a melhoria do desempenho funcional, da progressão de carreira e das condições para que melhor operem.