Itatiba antecipa vacina bivalente para gestantes e puérperas
A partir de terça, 14/03, gestantes e puérperas já terão nova dose de reforço disponível nos postos de saúde
A terceira faixa de público prioritário já poderá tomar a vacina bivalente contra a Covid-19 em Itatiba a partir da próxima semana. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde municipal, disponibilizará a quinta dose já a partir de terça, 14/03, às gestantes e puérperas em todos os postos de saúde da cidade.
A expectativa da Secretaria de Saúde é que mais de 1000 gestantes e 166 puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias) estejam aptas a tomar a vacina bivalente.
Pelo cronograma do Ministério da Saúde, a data para esse público seria a partir do próximo dia 20, mas o planejamento das doses de Itatiba já permite antecipar a data. Para esta nova etapa, o município recebeu 5.838 doses da vacina bivalente– importante lembrar essa quantidade atende ao novo público e também aqueles que já foram liberados antes – pessoas a partir de 60 anos, moradores de asilo e quilombolas (Quilombo Brotas), além de imunocomprometidos a partir dos 12 anos (necessária comprovação da condição por exames ou laudos).
Quem já pode se vacinar encontra doses disponíveis em todos os postos do município, com horário de vacinação das 8h às 16h. A ampla disponibilidade de vacinas é uma das ações do programa municipal Inova Saúde. A vacina Pfizer Bivalente protege contra o vírus original e também contra a variante Ômicron e suas subvariantes.
Quatro meses
A Secretaria de Saúde de Itatiba segue orientações do Ministério da Saúde. As doses da vacina bivalente que o município está recebendo são para aplicação da quinta dose e para reforços das doses 3 e 4, caso quem pertence aos grupos prioritários já liberados ainda não tenha tomado reforço anterior.
Além de pertencer a esses grupos, a pessoa precisa respeitar o intervalo: ter tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses. É necessário levar cartão de vacinação e um documento pessoal de identificação ao posto de saúde.
Crédito: Agência Brasil EBC/ Divulgação