IPTU: Em Itatiba, vencimento da 1ª parcela será a partir de 25 de fevereiro
Neste ano, foram lançados 54.504 carnês do IPTU no município
Foto: Arquivo JI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba deu início à entrega de carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023. Desde a última semana, os Correios estão fazendo as entregas nos endereços que constam no cadastro de contribuintes do município. Neste ano, foram lançados 54.504 carnês.
É só em 25 de fevereiro o vencimento da primeira parcela/cota única, tendo, com a entrega desde agora, quase um mês para que a população se programe para o pagamento do tributo.
Quem optar em pagar parcela única ou em até seis vezes, terá desconto.
Parcelas e pagamentos
- Parcela única, com 5% de desconto e vencimento em 25 de fevereiro.
- 6 parcelas mensais, com 3% de desconto. As datas de vencimento são todos os dias 25 de cada mês, de fevereiro a julho/2023 (com pagamento mínimo de R$ 40,00 mensais).
- 11 parcelas mensais, sem desconto. As datas de vencimento são todos os dias 25 de cada mês, de fevereiro a dezembro/2023 (também com pagamento mínimo de R$ 40,00 mensais)
O pagamento do IPTU 2023 será aceito nos seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal ou Casas Lotéricas, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi.
A Secretaria de Finanças mantém uma Central de Informações para tirar outras dúvidas sobre IPTU: telefones 3183-0633 ou o (11) 93325-2565 (também é WhatsApp e recebe mensagens de texto) de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Segunda via – passo a passo
Quem não receber o carnê do IPTU até 15/02 – ou já quiser se adiantar – pode fazer a impressão em casa da segunda via a partir do site da Prefeitura (itatiba.sp.gov.br), através do link: http://189.14.94.30:8081/tb/loginWeb.jsp?execobj=ServicoReemissaodeCarnesIPTU
Para gerar as guias, o contribuinte precisa informar o número de inscrição do imóvel, que pode ser consultado no carnê do ano anterior e clicar em pesquisar. O sistema trará o documento pronto para imprimir.
Em caso de impossibilidade de acesso à internet, a partir de 15/02 o cidadão pode retirar pessoalmente o carnê na sede da Prefeitura (Avenida Luciano Consoline n° 600, Jardim De Lucca)
Isenção de IPTU
Aposentados e pensionistas, que atendam aos critérios mínimos, podem pedir isenção do pagamento de IPTU. Por exemplo: Podem ficar isentos de pagar o imposto os aposentados ou pensionistas que ganham até três salários-mínimos e têm uma única propriedade em seu nome, desde que seja sua residência, tenha área do terreno de até 300 m2 e área construída de até 150 m2. Aposentados e pensionistas que receberam de 03 a 06 salários-mínimos (casal), pode conseguir isenção de 30%.
Neste momento está aberto o período para pedidos de isenção para o IPTU de 2024 – que segue até 31 de agosto deste ano. Os pedidos para o imposto de 2023 foram encerrados em agosto do ano passado.
Em Morungaba
Na Estância Climática de Morungaba, os carnês começam a ser entregues na última semana de fevereiro, com vencimento da primeira parcela previsto para 25 de março. O imposto poderá ser pago em uma única parcela, com desconto de 5%, ou em 10 parcelas sem desconto.
Serão lançados, no município, aproximadamente 4,8 mil carnês de IPTU. Os carnês que devem ser entregues em outras cidades serão remetidos por meio dos Correios.
Dicas importantes sobre seu IPTU
- Para evitar extravio de carnê, mantenha seu endereço atualizado junto à Prefeitura.
- Não receber o carnê não implica em prorrogação da data de vencimento. Por isso, é necessário que o contribuinte procure a Prefeitura para retirar seu carnê antes da data do vencimento.
- Pagar o imposto depois do vencimento implicará juros, que serão aplicados sobre o valor principal.
- Para mais informações, há ainda o link: https://itatiba.sp.gov.br/secretarias/financas/iptu-perguntas-frequentes