Inverno na região será com temperaturas acima da média e sem previsão de frio intenso
Foto: Arquivo CBN
O inverno já chegou e, segundo os meteorologistas, não há indicativo de frio intenso até o final de julho.
Os primeiros dias serão de tempo firme, seco e com temperaturas acima da média para o período. Com isso, a chuva também não deve aparecer tão cedo, provocando queda na umidade relativa do ar.
De acordo com o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy, o cenário não aponta que haverá uma nova onda de calor em pleno inverno. No caso, as temperaturas devem ser ligeiramente mais altas do que a média para essa época.
A amplitude térmica, diferença entre mínimas e máximas, também deve ser outro destaque, com manhãs mais geladas e tardes um pouco mais quentes.
Nas ruas, a população já notou a diferença. Quem gosta de temperaturas mais amenas, como o motorista Fábio Patreze, enfrenta melhor o dia de trabalho.
Já o carregador, Francisco Silva, prefere o calor e diz que se incomoda ao ter que sair de casa com blusa de frio.
Quem também prefere as temperaturas mais amenas é a feirante Solidade Moreira. Na banca em que ela trabalha, na região de Barão Geraldo, a venda de café dobra neste período.
Os meteorologistas também apontaram que o outono, principalmente, entre março e maio, foi marcado por temperaturas acima da média e ondas de calor significativas.
As chuvas também encerraram a estação abaixo da média, como ressalta Bruno Bainy.
Neste inverno, o cenário deve começar a mudar a partir de setembro, com previsão de chuvas volumosas e recorrentes.