Decisão da 2ª Copa Itatiba de Futebol Amador será nos pênaltis
Não terminou dentro do seu tempo normal de jogo, a decisão da segunda edição da Copa Itatiba de Futebol Amador, promovida pela Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria Municipal de Esportes. Lamentavelmente o futebol itatibense volta a conviver com cenas de invasão em campo, ameaças e agressão ao árbitro, conforme informava a Circular 02/23, divulgada ontem, dia 3, pela Secretaria de Esportes.
A grande final da versão 2023 da Copa Itatiba começou bem cedo, com a disputa de terceiro lugar, envolvendo Flamenguinho e Vila Centenário. Felipe Prata e Diego Borges fizeram os dois gols do Flamenguinho enquanto que Pietro Casarin e Jonathan Souza anotaram para o Centenário com o confronto terminando em 2 x 2. Na disputa por penalidades, vitória do Centenário por 5 x 3.
Mesmo com o forte calor da manhã do último domingo, dia 3, um bom público compareceu ao Estádio Luiz Scavone e, depois da preliminar bem disputada, a expectativa aumentou bastante já que, em campo, estariam Pedro Fumachi e Unidos da Villa, valendo o título do torneio.
Duas equipes de alto nível técnico que buscaram superar o adversário a todo momento. Nessa, o Pedro Fumachi levou a melhor abrindo o marcador ainda na primeira etapa com gol assinalado pelo atacante Gabriel Luiz e fechando o tempo inicial em vantagem no placar.
SEGUNDO TEMPO E PARALISAÇÃO
Os técnicos fizeram as alterações necessárias e, apesar do esforço, o Unidos não conseguia superar a equipe adversária na busca pelo seu gol de empate, o que daria a oportunidade de, pelo menos, levar a disputa para as cobranças de penalidades.
De acordo com a súmula da partida, aos 79 minutos de jogo o atacante Lincon Tertuliano, que entrou durante a partida, conseguiu fazer o gol de empate, para delírio da torcida do Unidos. Porém, o lance em questão foi controverso e, segundo informações iniciais, o árbitro não teria validado o lance, mas, teria mudado de ideia ao consultar um de seus auxiliares que viu normalidade no lance em questão.
A partir daí a situação passou a ficar insustentável com “invasão em campo ameaças e agressão ao árbitro conforme relatado em súmula”, de acordo com o informado na Circular. O árbitro ainda solicitou apoio da Guarda Municipal de Itatiba que fez a escolta da equipe de arbitragem até os vestiários sendo que os mesmos não voltaram mais para a partida que foi então paralisada naquele momento, com placar registrado em 1 x 1.
DEFINIÇÃO
Ainda conforme a Circular divulgada ontem, também foi informada a Sentença Disciplinar com relação ao caso. A entidade Pedro Fumachi foi penalizada com a perda do compulsório no valor de três mil reais a ser pago na Secretaria de Esportes, por infringir o parágrafo 1º do Artigo IV do Regulamento Geral da competição.
Além disso, o dirigente Gilmar Oliveira foi suspenso por 720 dias de eventos promovidos pela Prefeitura Municipal por invasão em campo, ameaças e agressão ao árbitro conforme relatado em súmula.
Com relação a decisão e, em cumprimento ao Artigo 22º do Regulamento Geral, a Comissão Organizadora da competição informa que as cobranças de penalidades que definirão o campeão e o vice da 2ª Copa Itatiba está marcada para a próxima quinta-feira, dia 7, às 19h, no Estádio Comendador Francisco Bartholomeu.
A mesma circular informava também que o prazo para recurso com relação à sentença imposta é de 24h após a postagem da mesma e, até o encerramento desta edição, a equipe do Pedro Fumachi ainda não havia feito a contestação.
FICHAS TÉCNICAS
FLAMENGUINHO 2 X 2 VILA CENTENÁRIO (3 x 5 nos pênaltis)
FLAMENGUINHO: Paulo Rodrigo, Gabriel, Diogo, Alanderson e Albert. Gustavo, Ezaquias e Lucas. Felipe Prata, Diego Borges e Caio Franco. Entrou: Jonathan Ribeiro. Técnico – Luan Soares. Gols: Felipe Prata e Diego Borges.
VILA CENTENÁRIO: Peter, Leonardo Ribeiro, Pietro Casarin, Jonathan e Pedro Vinicius. João Paulo, Alex e Luis Vinicius. Vinicius Lima, Giovanne Velozo e Gustavo Guido. Técnico – Alex Lopes. Gols: Pietro Casarin e Jonathan.
ARBITRAGEM: Cristiano Nascimento, auxiliado por Carlos Farias e José Cícero. Representante – Carlos Sttacke.
PEDRO FUMACHI 1 X 1 UNIDOS DA VILLA (Paralisado aos 79 min.)
PEDRO FUMACHI: David, Guilherme, Pizzi, Ramon e Jeferson Santos. Álvaro, Jhonatan Silva e Tiago Alves (Matheus Novais). Dyego Santos, Gabriel Luiz (Geovane Nunes) e Edinilton (Jhonatan Pereira). Técnico – Gilmar Oliveira. Gol: Gabriel Luiz.
UNIDOS: Tauã, Miguel, Mário Junior, Márcio Júnior e Vinicius (Breno Gabriel). Rodrigo (Juliano), Hugo e Thiago (Pedro Henrique). Jefferson (Arthur), Giovane Viera e Clayton (Lincon Tertuliano).
ARBITRAGEM: Carlos Farias, auxiliado por Cristiano Nascimento e José Cícero. Representante – Carlos Sttacke.