Instrutora fala sobre os benefícios da prática de Yoga
Segundo a instrutora Adriana Marazani, a Yoga é um exercício para todas as idades
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Arquivo pessoal/Adriana Marazani
Da Redação
A palavra Yoga deriva da raiz sânscrita “Yuhj”, que significa a união da alma com o Supremo. Segundo a educadora física e instrutora do Itatiba Esporte Clube, Adriana Martins Marazani, “trata-se de uma filosofia de vida, uma ciência”.
Benefícios
O objetivo do Yoga é estimular habilidades físicas, mentais e emocionais, e pode, segundo Adriana, até atuar como terapia; no entanto, o principal ponto é introduzir um estilo de vida saudável. “O Yoga melhora a flexibilidade, força, equilíbrio e postura corporal; além de ser bom para os sistemas digestivos, respiratório, nervoso, endócrino e a circulação sanguínea”.
O exercício pode ser benéfico, também, na área emocional, “você conquista autoconsciência, autoconhecimento, inteligência emocional e atenção plena. Além de acalmar, o exercício pode ser usado com êxito no transtorno de stress, mostrando redução de depressão, ansiedade e medo. O principal objetivo é encontrar a harmonia do mundo interior e exterior”, completou a instrutora.
A prática em casa
A instrutora do Itatiba E.C. destaca que considera importante iniciar o Yoga com um profissional, “para entender a verdadeira essência da filosofia. Muitas pessoas têm apenas uma vaga noção sobre as técnicas usadas no decorrer das aulas e iniciam a prática por estarem perdendo as habilidades físicas, perdendo a calma, pela saúde que está em desequilíbrio e para aliviar o stress da vida moderna; e quando não se tem conhecimento, poderá causar lesões e não conquistar objetivos propostos. Por isso, a prática a domicílio deve ser feita apenas quando já tiver domínio de algumas técnicas”.
Idade mínima
O Yoga é para todos, “existem gestantes, pós-partos [mãe e bebê juntos], terceira idade, crianças de três a cinco anos, adolescentes, jovens e pessoas especiais. O professor deve planejar a aula de acordo com a faixa etária e respeitar as condições físicas e mentais dos alunos. As técnicas podem ser adaptadas caso haja necessidade”, alerta a instrutora.