Instituto Phala completa 20 anos
Para comemorar a data, foi realizado um evento no último dia 6, que contou com a presença de funcionários e autoridades itatibenses
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Da Redação
Há 20 anos nascia o Instituto Phala Itatiba, por um desejo de pais e familiares de surdos que, “iam para outras cidades para que os filhos tivessem acesso à atendimentos especializados. Aqueles que tinham dificuldades de sair, iam para Apae, onde o atendimento não é particularizado para esse tipo de deficiência”, destacou a assistente social e coordenadora técnica do Instituto, Simonia Francisca de Jesus.
Hoje, o Phala atende crianças, adolescentes e adultos de todas as idades, “assim que tiver o diagnóstico de surdez já pode vir para cá”, completou Simonia. As atividades são variadas, e realizadas em média duas vezes na semana, “temos atendimento fotobiológico; psicológico bilíngue, que é português e libras; e pedagógico, que é um reforço para libras e português. E eu faço um trabalho com as famílias, que é o projeto ‘Em Família’, que são individuais e em grupo, fazemos uma reunião a cada mês, a qual eu trato algum tema, para trazer mais conhecimento, além do curso de libras gratuitos para as famílias”, destacou a assistente social.
Comemoração
Os 20 anos do Instituto Phala foram comemorados na última sexta-feira, dia 6, iniciando às 17h30 com uma reunião com os familiares e a Simonia, para que fosse feita a entrega das atividades de 2019 e os planos para 2020. Em seguida, a exposição de fotos que foram tiradas neste ano tomou conta do ambiente, além das fotografias do decorrer das duas décadas de existência do Instituto.
Bolo, salgadinhos e docinhos fizeram os comes e bebes, que contou com a presença dos diretores e funcionários do Phala, além de autoridades itatibenses, como o prefeito, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, que já colaborou com o Instituto como caixa nas festas, vendendo macarrão na chapa; e a primeira-dama, Mayara Aparecida Lopes de Oliveira. Após se alimentar, os atendidos pelo Phala puderam curtir a festa.
Canal do Youtube
O trabalho do Instituto Phala já está na internet e quem quiser conferir é só visitar o canal “Instituto Phala” no Youtube. Nos vídeos, um personagem fictício, prof. Libraldo, faz experiências e conta histórias em libras. O professor maluco é interpretado por um dos instrutores do Phala, que também é surdo.
Além do canal no Youtube, quem tiver curiosidade de saber mais pode visitar página no Facebook do Instituto com o mesmo nome; o Instagram, @instituto.phala; e o site, www.institutophala.com.br. Podem entrar em contato, ainda, por meio do e-mail, institutophala@gmail.com; ou através do telefone (11) 97226-5517.