Iniciativa do FSS promove sustentabilidade e geração de renda
O FSS ressalta que a Oficina Retalhos do Coração já reflete positivamente na saúde mental das participantes com a retomada das aulas presenciais
Foto: Divulgação FSS/PMI
A Oficina Retalhos do Coração, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Itatiba, está promovendo cursos na área de costura e artesanato, voltados especialmente para o público feminino.
Atualmente, a Oficina conta com os cursos de: Formação Básica em Corte e Costura, Costura Industrial para Iniciantes, Costura Criativa, Artesanato em Feltro e Madeira, e aulas de Desenho e Pintura para Iniciantes. A meta é qualificar as participantes a se tornarem profissionais e atuarem nas indústrias têxteis ou de forma autônoma, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável de Itatiba, uma vez que as aulas incentivam o uso de materiais reaproveitados, como retalhos.
Os cursos oferecem qualificação técnica específica, orientação educacional e profissional, além de acesso ao mundo do trabalho, por meio do estímulo ao empreendedorismo, às formas associativas solidárias e à empregabilidade e geração de renda. Aulas de costura, por exemplo, já apresentam resultados satisfatórios como ampliação de horário para se adequar à demanda, além de abranger alunas vindas do Programa Requalifica, que estão sendo capacitadas para o mercado de trabalho e entrevistas de emprego. Também já promoveu a formação de grupos de voluntárias na produção de peças.
O FSS ressalta que a iniciativa já mostra reflexos positivos na saúde mental das participantes com a retomada das aulas presenciais, que seguem os protocolos de segurança sanitária. Profissionais, voluntários e alunos relatam que, devido à situação da pandemia de covid-19 e por terem perdido pessoas próximas, estavam na dependência de medicamentos para dormir e, agora, após frequentarem as oficinas, estão sem o uso de remédio há mais de um mês.
Professoras e empresas parceiras
A Oficina Retalhos do Coração tem a orientação das professoras Ana Paula Pugliero Souza, Elaine Cristina Carvalho de Araújo, Maísa Gandolfi e Tânia Bizarro Nini. Suas ações foram viabilizadas por meio da parceria e da união das empresas da cidade - que contribuem com produtos e tecidos - com o Fundo Social de Itatiba.
São empresas parceiras na oficina: Indústria Têxtil Nossa Senhora do Belém,
Rampasso Tecidos para Decoração Ltda, Stamptex/Studiostamp, TexNew Bebê, Indústria e Loja, Trapo Comércio de Resíduos Ltda e Wood Design Marcenaria Técnica.