Ingressos gratuitos para musical Lugar Sentido estarão disponíveis a partir de segunda
Foto: Divulgação
Itatiba receberá em junho o espetáculo musical Lugar Sentido - A voz nasce do escuro, que será apresentado gratuitamente no Teatro Ralino Zambotto, às 20h do dia 15 de junho. Para prestigiar, basta retirar o ingresso a partir da próxima segunda-feira na Biblioteca Municipal Francisco da Silveira Leme - Chico Leme, na Rua Campos Salles - 380, ou no Museu Histórico Padre Francisco de Paula Lima, na Praça da Bandeira - 122, ambos no Centro.
Na apresentação, a música será explorada como uma arte da cena, apostando na potencialidade do uso do corpo, de textos dramatúrgicos e outros elementos, explorando o diálogo entre a música popular e o universo da dança e do teatro no mesmo palco. O projeto vem a Itatiba através da Secretaria de Cultura e Turismo, sendo uma realização pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Baseado em um repertório sobre territorialidades, trata da relação de indivíduos e coletivos com o território, abordando espaços, paisagens, identidades e tempos. O espetáculo musical conta com três artistas no palco: são os músicos Edu Guimarães, Eddy Andrade e Alê Freire, que também é dançarino e ator.
Os artistas
Alê Freire, responsável neste espetáculo pelas cenas, voz, viola brasileira e arranjos, integra o Duo Balangulá, em Campinas, junto com Zé Esmerindo, onde canta, atua e toca violão, violas brasileiras, percussão e contrabaixo. Alê também é pesquisador do uso do corpo na performance do cantor em cena.
Eddy Andrade, à frente da direção musical, violão, contrabaixo, pífano e arranjos, é compositor e instrumentista. Natural de São José dos Campos, carrega diferentes influências musicais, que passam pelo Rock and Roll, MPB, Jazz e Música Clássica. Hoje é mestrando na área de Performance em Música pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas.
Edu Guimarães, à frente dos arranjos, que em Itatiba estará na sanfona, é instrumentista, compositor e arranjador. Professor do Conservatório Municipal de Socorro, já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira, como Déo Rian, Isaías do Bandolim, Rolando Boldrin, Amélia Rabello, entre outros. Desde 2005, em Campinas, faz parte dos grupos Núcleo de Samba Cupinzeiro, Quinteto CaféTango, Duo Edu Guimarães e Marcelo Onofri, Duo FoleRitmia e Orquestra de Choro de Campinas, com os quais tem se apresentado pelo Brasil.