Inédito: Valinhos sediará 1ª Semana Internacional da Nanotecnologia
Cidade será protagonista no evento que reunirá representantes de associações, sindicatos, empresas, organizações e produtores do mundo todo
Foto: Divulgação
Valinhos será sede da NanoWeek - 1ª Semana Internacional da Nanotecnologia que acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro 2023. O congresso inédito organizado pela empresa Doutor Nano tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.
Será o primeiro encontro, com abrangência mundial, sobre aplicação de nanotecnologia promovido em Valinhos. A expectativa é reunir representantes de associações, sindicatos, empresas, organizações e produtores, dos pequenos aos grandes empresários e empreendedores.
Por ser aplicada de forma horizontal, este tipo de ciência pode ser utilizado por praticamente todos os segmentos e representa os mais variados tipos de avanços e soluções em diversas áreas.
“Essa iniciativa é um diferencial para a nossa cidade. A nanotecnologia é pouco utilizada e até mesmo desconhecida para muitos. Apesar de antiga, a aplicação não tem mais de 20 anos. Agora, com a modernização e a convergência com outras tecnologias, ela se tornou acessível. Através dela, queremos ampliar os horizontes do pequeno agricultor ao grande industrial. A ideia é que Valinhos se torne a capital da nanotecnologia”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Eduardo Camargo.
O local, os horários e o cronograma das palestras serão divulgados ainda neste mês. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), diretamente ligada às atividades do agronegócio da Prefeitura, também dará apoio ao evento. O Senai, entre outras instituições de renomes, estarão no evento.
Nanotecnologia
A nanotecnologia é a manipulação e fabricação de materiais e artefatos em escala atômica ou molecular, ou seja, nanométrica. O objetivo é criar produtos melhores e mais eficientes, aplicados desde o dia a dia das pessoas até em caráter nano.
Um exemplo é a redução da escala dos ingredientes alimentícios, como proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas e minerais, a um tamanho parecido com os encontrados no leite materno, podendo ser considerada uma evolução na forma de nutrição.
Em Valinhos, a empresa a Funcional Mikron possui expertise em nanotecnologia aplicada. Eduardo Carità, sócio fundador e diretor de tecnologia e inovação, explica que a organização é focada em desenvolver soluções inovadoras e únicas para as indústrias de alimentos e bebidas, suplementos e produtos funcionais, nutracêuticos e nutridermocosméticos.
Honraria
O anúncio da 1ª Semana Internacional da Nanotecnologia foi feito sexta-feira (30) em São Paulo, durante solenidade da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito. A soberana ordem do Mérito Empreendedor Juscelino Kubitschek é uma ordem honorífica brasileira criada em 28 de Agosto de 2002, ano centenário de JK, pelo Centro de Integração cultural e Empresarial de São Paulo (Cicesp) que tem a chancela da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito.
“O evento em Valinhos será possível graças a parceria entre a Dr. Nano, que tem como diretora a empresária Carla Abrahão Carità, e o Comendador Regino Barros, que abriu as portas da Mansão dos Comendadores para realizarmos o anúncio deste congresso que vai tratar de um tema tão importante”, declara o Comendador Dr. Eduardo Carità, que recebeu a honraria ‘Personalidade do Ano na Nanotecnologia’, ao lado de sua esposa, Carla Carità. Ela foi homenageada a mais alta condecoração da Academia, que reconhece a importância vital Poder Feminino através da “Ordem da Rosa JK” por sua relevante contribuição ao desenvolvimento da humanidade em especial da sociedade brasileira, com a honraria de ‘Dama Comendadora’.