Inédito na região, Encontro sobre o Transtorno do Espectro Autista debateu diagnóstico, acolhimento e inclusão na odontologia
Evento contou com a participação de mais de 160 participantes e especialistas de diversas áreas
Foto: Pref. Valinhos
O 1º Encontro de Profissionais pelo Espectro reuniu em Valinhos mais de 160 participantes para abordar assuntos relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Câmara Municipal nesta quarta-feira (22). Inédito na região, o evento foi promovido pela Prefeitura, por meio do Departamento de Odontologia da Secretaria da Saúde.
“Valinhos é uma cidade que se preocupa com o tema. Além desse encontro pioneiro, inauguramos também o Centro de Referência do Autismo, que hoje atende cerca de 60 pacientes”, afirmou o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.
Psicólogos, terapeutas ocupacionais e dentistas discutiram as características do TEA e a importância do diagnóstico precoce, alterações de hipersensibilidade sensorial e técnicas de manejo e dessensibilização, manejo clínico de pacientes com autismo e técnicas para lidar com crises no consultório, acolhimento da família de pessoas com deficiência e a inclusão na odontologia.
“O objetivo foi abordar o TEA sob a ótica de diversas áreas e entender as demandas de forma multiprofissional, tornando inclusive o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivo”, afirma a Dra. Nayene Leocádia Manzutti Eid, assessora da secretaria da saúde e gestora da Odontologia.
Estiveram presentes munícipes, secretários municipais, vereadores, servidores da área da saúde de Valinhos, Vinhedo, Louveira, além de representantes da Faculdade PUC Campinas.
Gestores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava (ACESA), Casa da Criança, Centro de Referência do Autismo (CAV) e representantes do Conselho Municipal de Saúde e do Comitê de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Grupo Mulheres do Brasil também prestigiaram o evento.