Inédito: Alunos da rede municipal de Valinhos terão curso de Robótica
Por meio de parceria entre a Prefeitura e o Sesi, projeto piloto começa nesta terça-feira (15) em duas unidades
Foto: Divulgação
Estudantes de duas escolas da rede municipal de Valinhos iniciam nesta terça-feira (15) o curso de Robótica, que será oferecido por meio de parceria entre a Prefeitura e o Sesi. O conteúdo inclui iniciação em programação, automação e princípios da robótica.
“É um marco na Educação em Valinhos. Estamos gratos por mais essa parceria com o Sesi, que vem ao encontro dos investimentos em modernização que iniciamos nesta gestão. Nossos alunos terão de fato acesso às novas tecnologias que favorecem o aprendizado e os preparam para o futuro, para o mercado de trabalho”, comemora a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
O curso integra o programa “Sesi Robótica”, uma escola de programação e robótica voltada a alunos de escolas públicas e da rede escolar SESI-SP, na faixa de 8 a 11 anos (kids) e de 12 a 15 anos (teens). O curso será ministrado por um profissional do Sesi, duas vezes por semana, inicialmente nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb’s) Cecília Meireles e EMEB Prefeito Jerônymo Alves Corrêa.
Com carga de 40 horas, as atividades são práticas, exercitando tudo aquilo que se aprende dentro de conceitos básicos de programação, utilizando software orientado à programação por blocos que visa apoiar o aprendizado precoce e o ensino de programação para crianças.
“Esta formação é gratuita para os alunos, sem custos à municipalidade, e a expectativa é ampliar o número de escolas atendidas, conforme cronograma estabelecido na celebração de parceria”, destaca o secretário de Educação, William Leite da Silva.
De acordo com o professor Cesar Augusto Gomes, coordenador de Informatização Escolar de Valinhos, o curso de Robótica não tem a pretensão de formar especialistas, mas trazer para o debate a importância de desmitificar o acesso a esse tipo de tecnologia. “Também visa propiciar discussões relacionadas às diferentes alternativas que possibilitem a entrada da escola ou até mesmo dos espaços não formais de aprendizagem nesse universo riquíssimo, onde todos são convidados a esmiuçar a teoria na prática, manuseando, construindo, observando o que dá certo ou o que dá errado”, explica.
Para a diretora pedagógica, Elisângela Pereira Barreto, a formação na área da robótica atende à necessidade contemporânea de ampliar o desenvolvimento da aprendizagem em várias competências. “Esse processo permite explorar o trabalho em equipe incentivando a colaboração, respeito e empatia, além de desenvolver o raciocínio lógico, protagonizar ideias, trabalhar as habilidades manuais, desvelar conceitos científicos, fazer exercício da criatividade, tudo isso interligando diferentes tipos de conhecimentos e materializando projetos e ideias que podem ser encabeçados pelos próprios estudantes”, finaliza.