Inclusão & Ação é realizado pelo terceiro ano consecutivo em Itatiba
Evento municipal de mobilização pela inclusão uniu famílias ontem, domingo (24/09), no Parque Luís Latorre
Foto: Renato Jr./PMI
Na manhã e parte da tarde de domingo (24/09), o Parque Luís Latorre foi palco da terceira edição do Inclusão & Ação, organizada pela Prefeitura de Itatiba, por meio do Centro de Atenção Educacional Psicossocial e Inclusivo (Caepi), da Secretaria de Educação.
A ação tem como público-alvo pessoas com deficiência e com TEA, Transtorno do Espectro Autista, bem como os familiares, além de foco em desmistificar as deficiências. O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e secretários municipais marcaram presença na ação que uniu centenas de pessoas pela conscientização e celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09).
Val Oliveira é pai de Rafael Máximo Oliveira, que tem déficit intelectual leve, integra o Projeto Reencontro - liderado pelo Caepi - e esteve no evento fazendo caricaturas do público. “É maravilhoso poder mostrar para todo mundo que elas (as pessoas com deficiência) não são diferentes de ninguém, pois cada um tem sua personalidade, seu talento. Temos cantores, dançarinos, pintores, toda classe artística e intelectual com pessoas especiais dentro. Aqui mostramos as semelhanças, não as diferenças, para se sentirem dentro da sociedade. Nossa cidade tem esse diferencial e dá uma qualidade de vida muito boa para eles também”, disse este pai.
Inclusão na prática
O evento é muito válido na opinião da presidente do Conselho Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência e Necessidades Especiais (Condef), Marcela Spinelli, “É de extrema importância para batalhar a inclusão na prática. Um espaço público que abrange quem está no parque neste dia, além das pessoas com deficiência que vêm pela mobilização do evento”, observou.
“Neste evento, a gente consegue dar informações a muitos pais que estão começando neste mundo de descoberta do autismo. Falamos sobre direitos, identificação - como os colares - brinquedos pedagógicos e, aos que não conhecem o TEA, para disseminar o que é, acabar com bullying e ajudar a não excluir os atípicos”, disse Vanessa Pinatti, presidente da Associação Outro Olhar (TEAs), que apoia o evento.
“É importante para toda a sociedade (um evento como o Inclusão e Ação, por conta da conscientização e a importância de estarmos atentos à necessidade da sociedade para lidar com qualquer tipo de diferença e incluí-las”, disse Daniela Cristina de Oliveira Santos, que foi com a família curtir o evento no parque.
Inúmeras atividades
Foram inúmeras atividades e atrações culturais nesta terceira edição do Inclusão & Ação, que vem sendo realizado desde 2021 pela Prefeitura de Itatiba. Teve Capoterapia do Centro de Convivência do Idoso do Fundo Social de Solidariedade (CCI/FSS) com o Mestre China; alunos das escolas municipais Eliete (NR Porto Seguro), Maria do Carmo (NR Pedro Fumachi) e Sônia Rita (Jd. Vitória), coral da Emeb Profa. Marina Araújo Pires, do Jardim das Nações, MP Studio de Dança, alunos do Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) do Programa FormAção-FSS e da Escola de Governo e Gestão local, Grupo Pérolas Ciganas do Itatiba Esporte Clube (IEC) e Dança Circular com o Instituto Passo a Passo.
O Caepi levou brincadeiras aliadas a outras ações de apoiadores e parceiros: Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção à Criança (CAC) e do Comitê da Primeiríssima Infância; Centro de Referência do Autismo de Itatiba (CAI), Grupo Bora Viver, Interact Club do Rotary, Avançar Neuropsicologia-Psicologia-Psicopedagogia, barbeiro Thiago Araújo, Lions Clube, Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda (sobre a Ciptea - Carteira de Identificação da Pessoa com TEA), Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Instituto Phala, Momentive, Grupo Gabetta, Pack Festa, Vizutex e Zucatoys Brinquedos.