Incentivo à matemática na Emeb Sonia Rita resulta em ótimo desempenho dos alunos
As conquistas abrangem o cenário nacional e internacional
Desde 2014, quando a atual direção assumiu a Emeb Sonia Rita - composta por Maria Aparecida (diretora), Rosângela (vice-diretora) e Samanta (coordenadora pedagógica) -, os alunos são incentivados a participarem de concursos e olimpíadas, com destaque para a disciplina de matemática.
As conquistas abrangem o cenário nacional e internacional. Em 2019, na Olimpíada Internacional Mathématiques Sans Frontières, a instituição conquistou 49 medalhas de ouro e 39 de prata. No mesmo ano, na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, foram 24 medalhas de ouro, 12 medalhas de prata e 12 de bronze. Na 2ª Olimpíada Estudantil Astra de Matemática 2018, alcançou o 9º lugar.
De acordo com a diretoria, “ao longo dos últimos anos, vimos motivando e incentivando os alunos na participação em olimpíadas de matemáticas e isso fez aumentar em muitos alunos o interesse pela matéria (...) a consequência desses trabalhos, unida ao comprometimento dos alunos e parceria escola e família, faz com que nossa escola se destaque nas diversas olimpíadas e no concurso Melhor Estudante. Segundo o prof. Eder Pagani, todos os trabalhos são de suma importância para que os alunos consigam alcançar o seu projeto de vida”.
Khan Academy
Durante a pandemia, apesar de todas as dificuldades, a escola se empenhou em promover aulas remotas com o mesmo nível das atividades presenciais. Foram muitas aulas gravadas, uso de softwares e plataformas como a Khan Academy, para o aprendizado da matemática.
O projeto está na escola desde 2015. Os professores utilizam-no para a construção do conhecimento na disciplina de matemática, no qual o docente começa o trabalho na sala de aula e termina na sala de informática, ou vice versa.
Criada em 2006 pelo educador americano Salman Khan, a Khan Academy oferece vídeo-aulas e mais de 300 mil exercícios completamente gratuitos, que podem ser acessados a qualquer hora do dia. O site conta com ensino personalizado, reconhece quais habilidades o aluno domina e quais ele precisa praticar mais. Além disso, o professor tem acesso imediato ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um; basta ter um computador com acesso à internet.
Dia Nacional da Matemática
Os professores Éder, Eduardo, Paulo e Reginaldo da Emeb Profa Sonia Rita, no planejamento do ano letivo, buscaram intensificar a presença da matemática no cotidiano dos alunos. No último dia 6, organizaram um evento para celebrar o Dia Nacional da Matemática.
Na ocasião, os alunos realizaram trabalhos para resgatar a história da matemática, além de jogos e curiosidades sobre a disciplina. Também prepararam um jornal falado para enaltecer e divulgar o nome de Malba Tahan, pseudônimo do professor brasileiro Júlio César de Mello e Souza, autor do livro “O homem que calculava”.