Imagens do Acervo Foto Parodi estão expostas na Casa Rosa da Mulher
A Casa Rosa da Mulher – Centro de Referência de Atendimento às Mulheres de Itatiba (CRAMI) está completando dois anos de atividades como um local de acolhimento às mulheres e de fomento de políticas públicas voltadas a elas.
Instituído pela Prefeitura de Itatiba em 2022, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher é destinado ao acolhimento e atendimento humanizado às mulheres, e todos que se consideram do gênero feminino, de todas as idades, vítimas ou não de violência doméstica.
Uma equipe multidisciplinar é responsável pelo acolhimento individualizado com orientações e encaminhamentos à rede socioassistencial, respeitando a individualidade e a privacidade da mulher. Entre os serviços disponibilizados estão atendimento psicológico e social, palestras, workshops e rodas de conversa promovendo o empoderamento e a autoestima.
Merece destaque o acompanhamento e apoio pós episódios de violência doméstica, formando uma grande rede de enfrentamento contra a violência doméstica, em parceria com voluntários e Ongs. Também são realizadas campanhas de conscientização dos direitos das mulheres.
Em outubro de 2023, a Casa Rosa da Mulher passou por um processo de reforma e ampliação das suas instalações e cerca de uma dezena de imagens cedidas pelo Acervo Foto Parodi fazem parte da decoração do hall de recepção. São fotos que mostram mulheres e atividades históricas na área da saúde, educação, cultura e ações sociais e religiosas.
O projeto Casa Rosa da Mulher envolve as Secretarias de Ação Social, Trabalho e Renda, de Governo, de Saúde, de Educação, de Esportes, de Segurança e Defesa do Cidadão, de Cultura e Turismo e de Negócios Jurídicos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, na Avenida Expedicionários Brasileiras, 94, Centro.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fonte de informações: Prefeitura Municipal de Itatiba e Jornal de Itatiba.
Fotos: Acervo Foto Parodi
Grupo mulheres em frente matriz - década 1940
Grupo de garotas escoteiras no Grupo Escolar Júlio César - década 1920
Grupo médicos e enfermeiras da Santa Casa durante o surto febre tifóide - dezembro 1954