Ilumina Itatiba já trocou quase 3 mil lâmpadas de sódio por LED
O Ilumina Itatiba realizou a troca de mais de 500 lâmpadas somente na última semana
Foto: Jaime Kikuchi/PMI
Da Redação
Itatiba já conta com 2.898 postes e luminárias com LED, que resultam em ruas com mais iluminação, melhorando a vida do motorista, do pedestre, valorizando o espaço público e ajudando na manutenção da segurança pública.
O número consta no último relatório de acompanhamento da PPP Ilumina Itatiba, programa municipal da inédita parceria público privada (PPP) da iluminação pública, da Prefeitura de Itatiba com o consórcio de empresas, que leva o mesmo nome, encabeçada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
Este número representa 18,12% do total já substituído entre as 15.989 lâmpadas convencionais de sódio da iluminação pública de Itatiba atual. A troca teve início em 19/04, após a assinatura do convênio do Ilumina Itatiba. Somente na última semana foram mais 549 luminárias substituídas, mesmo com dias de chuva, em que a troca não é realizada. Atualmente, está sendo feita ou finalizada a troca em 50 vias.
A previsão de término da troca na cidade inteira é de até seis meses – ou seja, outubro. As lâmpadas LED, além de iluminar mais, vão gerar economia estimada em 54% na conta que a Prefeitura paga pela iluminação pública à fornecedora CPFL.
Substituição de lâmpadas queimadas
O Centro de Controle e Operação do Ilumina Itatiba está localizado na Rua Alexandre Gava - 136, no Jardim Virgínia. Os canais de atendimento são: 0800-779-2000; WhatsApp (11) 99694-2431 e site www.iluminaitatiba.com.br.
Por meio dos canais de atendimento é possível, por exemplo, que – onde ainda o LED não chegou -a população solicite a troca de uma lâmpada de sódio queimada – esse serviço, antes feito pela CPFL – está agora sob responsabilidade das empresas do consórcio Ilumina Itatiba. Lembrando que as lâmpadas de LED já vêm com dispositivo que aponta na central de controle quando precisam de substituição.
Todo gerenciamento e manutenção da iluminação pública está a cargo do Ilumina Itatiba, o consórcio vencedor da licitação da PPP, formado pelas empresas NewWay e Engelux, em um investimento municipal de R$ 65,4 milhões a serem pagos ao longo de 20 anos. A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) segue como distribuidora de energia elétrica.