Igrejas Católicas realizam missa e procissão para celebrar Corpus Christi
Os fiéis já começaram os preparativos para a confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi
Foto: Reprodução/Basílica do Belém
Da Redação
Nesta quinta-feira, dia 8, a Igreja Católica celebra a solenidade de Corpus Christi, dia em que se comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Sendo assim, cada uma das paróquias de Itatiba organizou uma programação especial que consiste na celebração de missa e procissão eucarística.
A Basílica Menor de Nossa Senhora do Belém celebrará missa às 11h de amanhã, logo após será realizada procissão pelas ruas centrais.
Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima a missa será celebrada às 15h, logo após haverá a procissão.
Já a Paróquia de Santa Cruz irá celebrar missa às 16h, seguida de procissão. Na Paróquia Nossa Senhora da Penha, a missa será às 15h.
Na Paróquia de Santo Antonio e Nossa Senhora Aparecida a missa será celebrada às 16h30 na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, logo após haverá a procissão até a Igreja de Santo Antonio.
Origem Corpus Christi
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Confecção de Tapetes
Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa. Elas chegaram ao Brasil na época da colonização. Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”, como explicou a Arquidiocese de Belo Horizonte.
Tradicionalmente os tapetes são feitos de serragem e de sal colorido, mas hoje, os fiéis também usam materiais diversos, como borra de café, areia, cascas de ovos e flores. Os tapetes não saem do lugar: normalmente são feitos desenhos no próprio chão, que depois são preenchidos com esses materiais, compondo os tapetes.