Horário para dormir e dieta irrestrita: um dia no alojamento de atletas dos Jogos Abertos da Juventude
Escolas municipais e estaduais de Araçatuba estão abrigando as 15 delegações regionais participantes

Foto: Matheus Candeloro
Sede dos Jogos Abertos da Juventude 2024, Araçatuba disponibilizou boa parte de sua rede de escolas municipais e estaduais para abrigar as 15 delegações regionais participantes. Esses espaços vão muito além de simples dormitórios: eles reforçam o trabalho tático e técnico para as competições, além de promoverem o intercâmbio entre atletas.
Equipe mais numerosa dessa edição dos Jogos, com 279 pessoas (252 atletas e 27 membros da comissão técnica), Santos precisou se dividir em duas turmas. Parte dela está na Escola Municipal Índio Poty, no bairro Vila Carvalho. Lá, a regra é clara: bom senso e respeito aos horários.
O dia começa cedo para os santistas. O café da manhã vai das 6h30 às 8h30. Isso quer dizer que acordar as 9h está fora de cogitação. Pão, frios e frutas fazem parte do cardápio. Às 11h30 tem início o período do almoço, com arroz, feijão, salada, proteína (carne vermelha ou frango) e suco, base que se repete na janta, que é servida a partir das 18h30. Os atletas podem consumir outros alimentos em horários alternativos às refeições, incluindo doces e processados.
As dez salas de aula da escola foram transformadas em quartos. São três vestiários com chuveiros, que atendem separadamente a meninos, meninas e integrantes da comissão técnica. A partir das 22h, os atletas devem se recolher aos seus quartos.
Proibições são pontuais. Não é permitido circular pelas dependências do alojamento sem camisa – é necessário utilizar a camisa oficial da delegação para facilitar a identificação – e caixinhas de som não são permitidas em ambiente aberto. Elas podem ser acionadas dentro dos quartos, desde que em volume que não perturbe os colegas de quarto e vizinhos de dormitório.
“O alojamento tem sido uma boa experiência. Gosto de interagir com atletas de outras modalidades. Aqui a gente mantém o foco, mas tem os momentos de descontração, de conversa. É um ambiente leve”, diz Ludmila, atleta de vôlei de Santos.
A escola tem ainda uma quadra poliesportiva, local onde os times de basquete, vôlei e futsal ajustam os últimos detalhes antes dos jogos. “Dentro das possibilidades que tínhamos à disposição, essa escola foi uma boa alternativa para receber parte do nosso time. Quando analisamos as opções, pensamos principalmente no conforto e em uma estrutura adequada para atletas e técnicos”, explica Jana Borges, chefe da delegação de Santos.
Os Jogos tiveram início no dia 31 de maio e se encerram no próximo sábado (8). Mais de 5 mil atletas com idade entre 15 e 18 anos de todo o estado se reúnem em Araçatuba para a disputa de medalhas em 15 modalidades.