‘Homens têm vergonha e acabam se cuidando menos que as mulheres’, afirma urologista
O urologista João Paladino lembra que algumas doenças nos aparelhos genitais podem ser silenciosas, por isso a necessidade de exames periódicos

/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Da Redação
Os exames de rotina são aqueles que todas as pessoas devem fazer periodicamente. Por conta do período de férias, muitas pessoas aproveitam o início do ano para realizar esses exames e fazer o famoso “check-up”. Segundo o urologista dr. João Paladino, “os exames são importantes para diagnósticos precoces de doenças oncológicas e controle de outras que apresentam fatores de risco à saúde, como diabetes, hipertensão, tabagismo e obesidade”.
Segundo o especialista, não existe uma idade mínima para o início da realização dos exames, “o que existe são benefícios de realizar um exame específico a partir de tal idade, pois existe maior chance de encontrar uma alteração, como o papanicolau, mamografia ou o exame de próstata”. O médico afirma que os exames de rotinas devem ser realizados anualmente, “os pacientes já com algum diagnóstico prévio deve seguir a rotina agendada pelo seu médico”.
Além dos exames de rotina, dr. João afirma que é importante manter os hábitos saudáveis, “a prática regular de exercícios, cessação do tabagismo, consumo moderado de álcool e alimentação balanceada são práticas que geram uma boa qualidade de vida”.
Saúde dos homens
O urologista acredita que o motivo para os homens procurarem menos os médicos para realização de exames pode ser vergonha, “ainda tem a associação de que eles são os provedores da família e não quererem se afastar dessa figura, principalmente uma falta de orientação para procura de auxílio. O principal exemplo disso é que orientarmos as meninas procurarem o ginecologista desde o início da puberdade e não é incomum os homens procurarem o urologista apenas após os 40 anos e muitas vezes por insistência da parceira”.
João Paladino lembra que, “doenças nos aparelhos genitais, tanto o masculino como o feminino, podem apresentar ausência de sintomas, como é o caso do câncer de colo de útero e o câncer de próstata, por isso são necessários os exames de rotina”.