Homenagens a Carlos Gomes continuam e nesta 6ª serão no monumento-túmulo
Entidades depositam flores e fazem apresentação musical na Praça Bento Quirino, onde fica a estátua do compositor campineiro
Foto: Pref. Campinas
Nesta sexta-feira, 16 de setembro, às 16h, será realizada uma homenagem no monumento-túmulo de Carlos Gomes, na Praça Bento Quirino, no Centro. A atividade está na programação do Mês Carlos Gomes, que teve início no dia 1 de setembro e continua até o dia 30.
Para homenagear o ilustre compositor, haverá deposição de corbélia de flores pelas entidades CCLA, Conservatório Carlos Gomes, Rotary Carlos Gomes e Lions Carlos Gomes. O Conservatório Carlos Gomes e Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL) Campinas farão uma apresentação musical.
No mesmo dia, às 19h30, haverá uma apresentação de “Carlos Gomes – Cenas Operísticas”, na Casa d’ Itália, no Cambuí. A programação completa do Mês Carlos Gomes está disponível no Portal da Cultura (https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/2022-mes-carlos-gomes)
Sobre a Semana e o Mês Carlos Gomes
A Semana Carlos Gomes foi instituída em Campinas pela lei municipal nº 9.152, de 1996. No entanto, com o objetivo de difundir cada vez mais a obra de Carlos Gomes e o vasto material deixado pelo compositor campineiro, a Comissão Organizadora estendeu a programação para todo o mês de setembro. O Mês Carlos Gomes foi instituído pela lei municipal nº 14.909 de 2014.
Sobre Carlos Gomes
Antonio Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 1836, e morreu em Belém, no dia 16 de setembro de 1896. Foi compositor de óperas, gênero ao qual dedicou a maior parte de sua produção musical. Começou a estudar música com o pai e continuou os estudos no Conservatório do Rio de Janeiro. Ganhou uma bolsa de estudos e foi se aperfeiçoar na Europa, em Milão, na Itália, onde se diplomou.
Em março de 1870, a sua ópera mais famosa, “O Guarani”, estreou no Teatro Scala de Milão e, da Itália, a obra ganhou fama por toda a Europa, consagrando Carlos Gomes. Doente e com dificuldades financeiras, ele teve que voltar ao Brasil em 1892. Foi para Belém para ocupar o cargo de diretor do Conservatório de Música na capital do Pará, onde morou até morrer, no dia 16 de setembro de 1896.
Serviço
Homenagem diante do Monumento Túmulo de Antônio Carlos Gomes
Dia e horário: 16 de setembro, às 16h
Local: Monumento Túmulo de Antônio Carlos Gomes
Praça Bento Quirino – Centro
Carlos Gomes – Cenas Operísticas
Dia e horário: 16 de setembro, às 19h30
Local: Casa d’ Itália
Rua dos Bandeirantes, 367 – Cambuí