Homenagem aos Expedicionários itatibenses - 07/10/1945
O Acervo Foto Parodi guarda uma coleção fotográfica que registra o desfile em homenagem ao retorno dos Expedicionários itatibenses que participaram da Segunda Guerra e a inauguração do monumento no Largo do Rosário.
A solenidade teve início nas escadarias do Paço Municipal, onde os pracinhas foram recebidos pelo prefeito Evaristo Silva. Em seguida, foram em desfile até à frente da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Belém, para uma benção e, depois, seguiram para a inauguração do monumento.
O monumento em formato de obelisco registrou em uma placa em bronze o nome de todos os pracinhas de Itatiba: Antônio Bertolino, Ângelo Grisoti, Antônio Martins, Benedicto Tinelo, Fortunato Reinaldi, Fortunado Santa Guido, Gilberto Tozzi, João Isac, João Mancin, José Bianchi, José Gasparini, José Mendes, José Telles, Jurandir Reinaldi, Luis Gasparini, Nelson Pompeu, Orlando Benedetti, Orlando Bertolini, Riciere Tozzi e Valter Minozzi. A maioria está na imagem feita por Francisco Giaretta Parodi.
Na década de 1990, o monumento foi demolido. As placas de bronze foram conservadas e instaladas em um novo monumento, que foi construído na praça defronte à Santa Casa, inaugurado em 1993.
Depois de um movimento que pediu a volta do monumento para seu local de origem, a prefeitura reconstruiu o obelisco, que foi inaugurado em 29 de outubro de 2022.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fonte de informações: Jornal de Itatiba 30/10/2021. Pesquisa feita pelo historiador Luís Soares de Camargo, publicadas em um post de 19/12/2020, no grupo "Itatiba nos Trilhos do Tempo".
Fotos: Acervo Foto Parodi
A foto "oficial" da inauguração do monumento em homenagem aos itatibenses que integraram a Força Expedicionária Brasileira, na campanha da Segunda Guerra Mundial, construído no Largo do Rosário. A criança vestindo uniforme da FEB, no colo do sargento Fortunato Reinaldi, é Fernando Giaretta Parodi. Foto de Francisco Giaretta Parodi
O monumento rodeado por pequenas árvores e o Largo do Rosário tomado pela população que prestigiava a festa
A tomada mostra o desfile no lado ímpar da Praça da Bandeira e seus casarões coloniais. No segundo prédio funcionava o Foto Parodi. Podemos ver a Banda Santa Cecília, os Expedicionários e seus familiares, seguidos de autoridades e da população