Homenagem "Adoniran, 113 anos" reúne esculturas do artista no museu municipal de Valinhos
Escultura do chapéu de Adoniran, exposta CACC, já foi transportada para o museu
Foto: Pref. Valinhos
Promovido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Valinhos, o evento gratuito “Adoniran, 113 anos” reunirá as esculturas em aço inoxidável em homenagem ao artista no Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto, no Centro. A homenagem ao valinhense que ficou conhecido nacionalmente será no dia 6 de agosto, das 9h às 13h30, com a presença do Quinteto do Samba e do sobrinho do cantor e compositor, Sérgio Rubinato.
Nesta quinta-feira (27) a escultura de aço inoxidável do chapéu de Adoniran, exposta no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC), foi transportada para o museu. A obra se juntou às demais peças, que já se encontram no espaço cultural, para a celebração dos 113 anos do artista, considerado uma das maiores expressão do samba.
Todas as esculturas foram produzidas para a comemoração do centenário de Adoniran Barbosa, em 2011, quando Valinhos promoveu o 1º Simpósio Internacional de Esculturas Monumental.
As peças foram feitas e doadas por artistas locais, como Catuí e Marcos Guimarães, e os internacionais, entre eles o italiano Bettino Francini, que fez a escultura do chapéu do artista, o canadense Roger Lapalme e o mexicano Miguel Urbán.
Quinteto do Samba
O evento em homenagem a Adoniran contará com a presença do Quinteto do Samba, que preparou um repertório especial para a data, trazendo as músicas mais conhecidas e um enfoque inédito para as músicas “Lado B”, resgatando as menos conhecidas de seu repertório, com uma releitura das composições e uma viagem na história. O grupo é formado pelos percussionistas Luiz Fabiano Jesuino e Luiz Otávio Zago Jesuino, pelo violonista de 7 cordas Guilherme Dias, pelo cavaquista e vocalista Fabricio Bizarri e pelo vocalista e pandeirista Carlos Eduardo Inácio.
Haverá também a participação especial de Sérgio Rubinato, sobrinho de Adoniram Barbosa, que o acompanhou em grande parte de sua carreira. A apresentação envolverá a narrativa de fatos sobre a vida do artista mesclada com conversas agradáveis sobre as músicas que serão tocadas.
Adoniran Barbosa, nascido em Valinhos, foi um cantor e compositor muito importante que trouxe um legado para a história do samba, sendo conhecido nacionalmente como o “pai” do samba paulista. As músicas “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca” foram seus primeiros sucessos.
Serviço:
Data: 6 de de agosto
Horário: das 9h às 13h30
Local: Museu e Acervo Cultural Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto
Endereço: Rua Doze de Outubro, s/n – Centro, Valinhos, oposto ao nº 200 da Av. dos Imigrantes
Entrada gratuita
Haverá Espaço Kids e Praça de Alimentação